Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2013

DPAC - DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

Distúrbio do processamento auditivo central, a doença da incompreensão. "Problema afeta a capacidade de entendimento dos indivíduos. A pessoa ouve, mas não consegue interpretar os sons."  Márcia Neri Preguiçoso, distraído, desinteressado, “enrolão”, manhoso e “diferente” foram alguns adjetivos atribuídos ao filho da professora Mônica Aviani pelas colegas de profissão que acompanhavam o garoto em sala de aula desde os primeiros anos na escola. Desesperada com a situação e suspeitando da existência de um problema por trás do comportamento da criança, Mônica procurou uma explicação médica. Suspeitas de dislexia, disgrafia e transtorno do deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) foram levantadas. Os tratamentos para cada mal diagnosticado resultavam em algumas — poucas — melhoras no quadro, mas logo estagnava. Aos 11 anos, Emanuel Aviani Curi não conseguia ler nem escrever. “Quem é mãe pode imaginar a minha agonia. Cansei de ouvir que meu filho era inteligente, ...

Método de alfabetização dos alunos

    Para alfabetizar alunos: organize a classe de maneira que todos os alunos possam participar dos projetos leia diariamente para eles escreva na lousa ou num cartaz o título do texto lido e o nome dos personagens (se  houver) peça que reproduzam o que você leu, como souberem coloque material de leitura ao alcance dos alunos comente sobre livros ou outros textos que você leu e achou interessantes trabalhe com textos que permitam memorização, organize coletâneas com eles e  incentive o aluno a fazer leitura de memória leve para a sala de aula embalagens vazias, folhetos de propaganda, catálogo de livros  etc crie situações em que a escrita se faça necessária faça produção coletiva de textos procure ler o que os alunos rabiscam ou tentam escrever – traduza para a escrita  convencional distribua letras móveis e desafie-os a formar e ler palavras ofereça jogos e incentive-os a jogar elogie todas as tentativas dos alun...