Postagens

Mostrando postagens de 2013

Kit com 6 livros.

Imagem
Adquira nosso Kit 5 composto de 6 livros! Parcele suas compras com seu cartão de crédito, utilizando o pagseguro! http://psicopedagogiaonline.loja2.com.br/2453982-Kit-5

Transtornos de conduta

Imagem
Adquira em nosso site:  http://psicopedagogiaonline.loja2.com.br/2423028-Transtornos-de-conduta

Transtornos de conduta

Imagem
Esta obra aborda casuísticas de crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais. Apresenta conteúdo informativo e didático para educadores de diversas áreas, interessados em geral, psicólogos, parentes de pessoas com deficiência intelectual, transtornos invasivos de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e síndromes diversas. Está evidente que no Brasil e no mundo a inclusão social e educacional está na ordem do dia. Espera-se que os leitores ampliem sua condescendência para com estas pessoas cujas síndromes e transtornos são abordadas neste livro, aumentando o grau de entendimento para um mundo melhor. Compre por R$35,00 em  http://psicopedagogiaonline.loja2.com.br/2423028-Transtornos-de-conduta

Apostila 50 atividades prontas para impressão

Imagem
Apostila com 50 atividades prontas para impressão. A primeira parte da apostila é organizada com atividades para a aprendizagem do alfabeto e a segunda parte é composta de atividades para estimular o desenvolvimento da leitura e escrita. A apostila em PDF será enviada via e-mail após confirmação de pagamento. Compre pelo nosso site: http://psicopedagogiaonline.loja2.com.br/2156197-50-atividades-prontas-para-impressao

Neuropsicologia para o novo milênio

Imagem
O livro Neuropsicologia para o novo milênio está disponível para vendas em nosso site: http://psicopedagogiaonline.loja2.com.br/2279417-Neuropsicologia-para-o-novo-milenio O mesmo terá toda uma maneira especial de ser lido, por isso foi separado por volumes (Volume 1 – Identifi­cando o Problema e Volume 2 – Terapias Alternativas). Além disso, trata-se de uma obra para consultas diárias, e de acordo com cada fase e problemas encontrados, tanto pela família como pelo professor, não esquecendo também do “cuidador”, no caso de Alzheimer, Reabilitação de Traumatismos Cranioencefálicos etc. Entenda o que é normal, o que é patológico no  desenvolvimento humano e saiba identifi­car sinais de algumas psicopatologias: TDAH, Dislexia, Discalculia, Autismo, Asperger, Alzheimer entre outras. Dra. Alessandra Elisa Soares, especialista em Psicopedagogia Clínica, Psicopatologia, Neuropsicologia, apresenta grande experiência de mais de dez anos no atendimento de crianças, adolescentes, adu

Tabuada lúdica

Imagem
Claro, não é novidade para ninguém que saber a tabuada facilita muuuuito a nossa vida. Aliás, está aí algo que utilizamos fora dos muros da escola…rsrs A atividade que estou propondo hoje é para as crianças que estão send o apresentadas à tabuada. Ou seja, é para elas compreenderem o que quer dizer, por exemplo, 2 x 3 no concreto. É necessário: - Uma tabela grande feita em papel pardo ou em uma folha de cartolina (clique na imagem para ver o modelo); - 100 tampas (de refrigerantes, de produtos de limpeza,…). Procedimento: Leia mais: http://www.psicosol.com/tabuada-ludica/ Extraído do site:  www.psicosol.com

Orientações para o trabalho com o disléxico na escola

Imagem
Sônia Moojen Antes da análise das acomodações necessárias ao disléxico na escola, é fundamental um esclarecimento sobre as características fundamentais da Dislexia Evolutiva ou Transtorno Severo da Aprendizagem da Leitura e Escrita. A dislexia é um problema no processamento fonológico que afeta a leitura e a escrita, na ausência de problemas cognitivos (nível intelectual); é um transtorno específico nas operações implicadas no reconhecimento das palavras que compromete,  em maior ou menor grau,  a compreensão da leitura. Os disléxicos são mais lentos para ler palavras e pseudopalavras, beneficiando-se mais do contexto ao ler. Eles não automatizam plenamente as operações relacionadas ao reconhecimento de palavras, empregando mais tempo e energia em tarefas de leitura. A escrita ortográfica e a produção textual também estão comprometidas; afeta a  um subconjunto, claramente minoritário, dos alunos com problemas  na aprendizagem da leitura e escrita. Talvez não mais que 3% da

Diagnóstico: Dislexia. E agora?

Imagem
Para responder essa pergunta é importante primeiro uma explicação, mesmo que resumida, de como se processa a leitura e a escrita de palavras. As principais áreas responsáveis pela linguagem localizam-se no hemisfério esquerdo do nosso cérebro: área de Broca e área de Wernicke. A área de Broca é responsável pela parte motora tanto da fala quanto da escrita. Já a área de Wernicke é responsável pela compreensão, pela decodificação. Para a escrita e a leitura de palavras acontecer existem duas vias: a Via fonológica e a via Lexical. A Via Fonológica é utilizada no início da alfabetização e quando estamos diante de palavras novas. Conforme vamos nos tornando leitores e escritores mais fluentes utilizamos mais a via Lexical, pois nesta ficam armazenadas palavras que já conhecemos. É como se tivéssemos uma fotografia da palavra e por isso nos tornamos mais eficientes. Um leitor fluente utiliza as duas vias, a fonológica diante de palavras novas e a lexical diante de palavras conhecidas. Conti

Sudoku

Imagem
E ainda pensando no dia do brincar deixo esse jogo que é muito legal!  Sudoku estimula a atenção, organização, orientação espacial... Trata-se de um jogo de raciocínio e lógica, portanto, excelente exercício para o cérebro. E assim, em t ecido e com a possibilidade de compreender e manipular no concreto é muito mais eficiente e divertido! O tabuleiro pode ser dobrado para diminuir a complexidade. Esta é uma estratégia para atender crianças menores ou que apresentem muita dificuldade. Clique na imagem para visualizar melhor. Veja: http://www.psicosol.com/products-page/apostilas/sudoku-de-cores/ Extraído: www.psicosol.com

Dia 28 de Maio, dia internacional do brincar

Dia 28 de Maio, é dia internacional do brincar! E para comemorar este dia, deixo como dica uma brincadeira que toda criança CURTE! Vamos brincar?! COMO BRINCAR Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional  é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’. Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra ‘Céu’ – e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador - sem pular na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador. Vence quem completar todo diagrama primeiro. Dica: para inovar, faça circuitos em formatos

Revista Psicosol primeira edição

Conheça a Revista Psicosol, basta clicar no link abaixo: http://www.psicosol.com/revista-psicosol-primeira-edicao/ A primeira edição esta simplesmente MARAVILHOSA, confira!! Extraído do site:  www.psicosol.com

Quero participar da 2a. edição da Revista Psicosol!! E vc??

Imagem
Eu quero e vc?? Para participar é simples,mande para o e-mail (psicosolblu@gmail.com) até o dia 29 de julho/2013 uma sugestão de um jogo ou brincadeira que você tenha realizado com seu s alunos ou filho(s). Vamos promover um sorteio!!! Leia mais: http://www.psicosol.com/quero-participar-da-revista-digital-psicosol/ Extraído do site:  www.psicosol.com

DOWNLOAD DE MATERIAIS GRATUITOS

Imagem
http://psicopedagogiaonline.loja2.com.br/page/113376-Download Matemática com jogos e atividades; Guia Prático da Nova Ortografia; Livros para leitura - Infantil: João Preste Atenção; DISLEXIA (TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM); TDAH (TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM); SÍNDROME DE DOWN; DEFICIÊNCIA FÍSICA; ENTRE OUTROS TEMAS!

Quebra-cabeça para Alfabetização

Imagem
Diversão e aprendizagem garantida com este quebra-cabeça. Materiais necessários: 1 envelope; duas figuras iguais, mas uma em tamanho pequeno e outra grande; cartolina; canetinhas. Modo de preparo do jogo: Leia mais: http://www.psicosol.com/quebra-cabeca-para-alfabetizacao/ Extraído do site  www.psicosol.com

Descubra: matemática para os pequenos

Imagem
Descubra é um jogo em dupla bem simples de ser preparado. Inclusive, pode contar com a ajuda das crianças. Você vai precisar: - um tabuleiro de E.V.A. ou cartolina dividido em dois lados. Em cada lado  é necessário escrever os números de 2 a 12; - dois dados; - 22 tampinhas de refrigerantes. Procedimento do jogo: Leia mais: http://www.psicosol.com/descubra-matematica-para-os-pequenos/ Autora: Solange Moll

Jogo 50 fichas

Imagem
Jogo de tabuleiro envolvendo adição de dois números determinados por dados. A criança  aprende brincando . Clique no link “jogo 50 fichas” para ter acesso ao tabuleiro. Materiais necessários: - Tabuleiro  jogo 50 fichas ; - fichas (pode ser utilizado botões ou grãos de milho); - dois dados. Procedimento: Leia mais: http://www.psicosol.com/jogo-50-fichas/

MEMO (ESTIMULADOR DE MEMÓRIA)

Imagem

Construção do número

Imagem
Compreender o significado dos conceitos matemáticos e como eles são construídos pode ajudar o professor a entender as dificuldades encontradas por alguns alunos na aprendizagem matemática e a elaborar propostas pedagóg icas adequadas à superação dessas dificuldades. Este texto apresenta uma síntese do livro A Criança e o Número de Constance Kamii. Kamii fundamentada na teoria de Piaget, em seu livro apresenta de uma maneira bem simples e abrangente como se processa a construção do número na criança. Piaget compreendeu dois tipos de conhecimento: o conhecimento físico e o lógico-matemático. A cor e o peso de uma bola é um exemplo de propriedade física, que estão na realidade externa do objeto e podem ser observados. A percepção de que esta bola cairá se soltarmos ao ar é um exemplo de conhecimento físico. Leia mais: http://www.psicosol.com/construcao-do-numero/ Autora do artigo: Solange Moll

Quero participar da 2a. edição da Revista Psicosol

Imagem
Olá! Os trabalhos para a publicação da 2a. edição da Revista Psicosol estão a todo vapor! Você já deve ter visto a nossa primeira edição, não é mesmo? Se não viu confira agora! Bem, no momento a nossa revista é digital e traz artigos de diversos profissionais, dicas, jogos, brincadeiras, atividades práticas para a educação. O acesso é totalmente gratuito e você ainda pode baixá-la em PDF. Então, gostou? Quer fazer parte da nossa revista? Então corra! Mande para o nosso e-mail (psicosolblu@gmail.com) até o dia 29 de julho/2013 uma sugestão de um jogo ou brincadeira que você tenha realizado com seus alunos ou filho(s). Vamos promover um sorteio!!! Se sua ideia for sorteada será publicada na próxima edição da revista. No e-mail é preciso conter as seguintes informações: Leia mais: http://www.psicosol.com/quero-participar-da-revista-digital-psicosol/

Kit's de jogos para montar seu consultório

Imagem
Acesse: http://psicopedagogiaonline.loja2.com.br/2219196-KIT-JOGO-DE-XADREZ-JOGO-DE-DAMA-E-TRILHA -

Escrita Espelhada, que atividade utilizar para corrigir?

Imagem
Acesse: http://psicopedagogiaonline.loja2.com.br/2156146-Atividades-para-intervencao

Escrita espelhada.Que bicho é esse?

Imagem
É comum nos primeiros registros escritos observarmos as crianças escrevendo letras, números e palavras de trás para frente. Por que isto acontece? Em primeiro lugar, trata-se de um fato normal no proces so de aprendizagem da linguagem escrita porque nas primeiras tentativas a criança ainda não sabe todas as regularidades. Por exemplo: em nossa cultura se lê e se escreve da esquerda para a direita, ao contrário de outras culturas como a árabe e a hebraica que escrevem da direita para a esquerda, ou ainda os chineses, que escrevem de cima para baixo. Também é necessário compreender que a criança em fase de alfabetização está adquirindo a noção de direita e esquerda. No entanto, pode ser auxiliada no desenvolvimento desta competência através de jogos e brincadeiras que envolvam principalmente o corpo. Este conhecimento, dentre outros, é muito importante para a alfabetização. Leia mais: http://www.psicosol.com/escrita-espelhada-que-bicho-e-esse/

TDAH, quem tu és?

Imagem
A Professora diz: “Não sossega, é impulsivo, não presta atenção, está sempre metido em confusão.” Algumas pessoas comentam: “Se fosse meu filho, eu mostrava quem é que manda. Isso é falta de chinelo na bunda!” Os pais desabafam: “Não sabemos mais o que fazer.” Esses relatos são comuns vindos de pessoas que convivem com crianças com TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Como o próprio nome diz: transtorna a vida da pessoa. E cabe ressaltar que o transtorno não é só escolar, mas também em casa, no trabalho, nas amizades, enfim, afeta a vida do indivíduo em sua totalidade. TDAH é um dos transtornos mais estudados no mundo. Segundo especialistas, o controle na liberação de substâncias químicas, entre elas dopamina e noradrenalina, estão alterados. Essas substâncias são neurotransmissores que atuam principalmente no lobo frontal do cérebro. Leia mais: http://www.psicosol.com/tdah-quem-tu-es/

Blocos lógicos

Imagem
Este jogo é bem divertido e desenvolve o raciocínio de classificação. Muito importante para o desempenho na matemática. Material necessário: Uma caixa com blocos lógicos (48 peças). Nesta caixa você irá encontrar quatro atributos: cor, forma, tamanho e espessura. - três cores: vermelho, azul e amarelo; - quatro formas: quadrado, triângulo, círculo e retângulo; - dois tamanhos: grande e pequeno; - duas espessuras: grosso e fino. Como jogar: Leia mais: http://www.psicosol.com/blocos-logicos/

Palavras na garrafa

Imagem
Esta atividade é excelente para transformar o momento de leitura em puro prazer e descontração!!! Você vai precisar: - jornais, revistas, embalagens…; - tesoura; - garrafas de plástico vazias, sem rótulos e transparentes; - água. Leia mais: http://www.psicosol.com/leitura/

É ela: a sensibilidade!

Imagem
Certamente, muitos dos profissionais que trabalham na área da educação dedicam – ou pelo menos deveriam – um tempo no planejamento das atividades que irão realizar com seus aprendentes. Esse planejamento inclui pens ar, por exemplo, naquela criança que não está evoluindo como deveria. Por vezes, podem lembrar de uma atividade que já utilizaram com outra criança que tinha a mesma idade, estava apresentado as mesmas dificuldades, e, inclusive, tinha até o mesmo diagnóstico médico. A questão é: podemos elaborar uma atividade observando apenas os itens citados? Leia mais... http://www.psicosol.com/e-ela-a-sensibilidade/

COMPRE NO SITE PSICOPEDAGOGIA ON LINE PARA TODOS ACIMA DE R$50,00 E CONCORRA A 1 LIVRO MANUAL DOS TRANSTORNOS ESCOLARES!

QUER GANHAR 1 LIVRO MANUAL DOS TRANSTORNOS ESCOLARES ESCRITO E AUTOGRAFADO PELO DR. GUSTAVO TEIXEIRA? VISITE O SITE: http://psicopedagogiaonline.loja2.com.br/ E ADQUIRA NOSSOS PRODUTOS! NAS COMPRAS A PARTIR DE R$50,00 VOCÊ GANHA 1 CUPOM  E CONCORRE AO LIVRO! SORTEIO DIA: 25/06/13. PROMOÇÃO DE LANÇAMENTO DO SITE. BOA SORTE! =) ATENÇÃO: APENAS PREENCHA O FORMULÁRIO CASO VOCÊ TENHA COMPRADO EM NOSSO SITE O VALOR INFORMADO. APÓS CONCLUIR SUA COMPRA ENVIE UM E-MAIL PARA: psicopedagogiaonlineparatodos@gmail.com SOLICITANDO SEU CUPOM. O CUPOM SERVIRÁ COMO CONTROLE QUE VOCÊ COMPROU EM NOSSO SITE E NECESSÁRIO PARA PARTICIPAR DO SORTEIO. CADA CUPOM TERÁ UM NÚMERO E ASSINATURA DIGITAL. O SORTEIO SERÁ REALIZADO NO SITE RANDOM.ORG A NÃO VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES FARÁ COM QUE CANCELAMOS O SORTEIO!   Carregando...

Coordenação motora fina e construção do número. . . Uau!!

Imagem
Muitas atividades podem ser feitas na areia: escrever letras, números, palavras, brincadeiras espontâneas… Geralmente as crianças amam e ficam mais tranquilas em contato com a areia . Sabendo de tudo isso, a sugestão de hoje é um jogo que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da coordenação motora fina e também auxiliar na construção do número. Legal né?! Você vai precisar: (Leia mais... http://www.psicosol.com/coordenacao-motora-fina-e-construcao-do-numero-uau/ )

Você conhece a Caixa tátil?

Imagem
Esta atividade é bem conhecida. Pelo menos é esta minha impressão, porque sempre que sugiro ela para um(a) professor(a) ouço que já a conhece. Po rém, gosto de perguntar: “Conhece, que ótimo! Mas a utiliza? Com que frequência?” De qualquer forma, sendo novidade ou não, resolvi compartilhar porque as crianças amam esta caixa. E precisamos utilizá-la com mais frequência, afinal, temos neurônios em toda extensão do nosso corpo capazes de nos ajudar a entender e compreender melhor o mundo. Também penso que é importante lembrar que não são os nossos olhos que leem e sim o nosso cérebro. Dependendo do objetivo que pretendemos alcançar podemos colocar letras, números, brinquedos… Então vamos lá: supondo que o objetivo seja ajudar a reconhecer as letras do alfabeto, você vai precisar: Leia mais: http://www.psicosol.com/caixa-tatil/

QUER GANHAR UM LINDO E ORIGINAL JOGO DA VELHA?

Imagem
NOVO SORTEIO NA PÁGINA DO FACEBOOK! Este é um jogo relativamente simples, conhecido popularmente como um jogo de passatempo. No entanto, exige do jogador atenção, orientação espacial, pensamento lógico, colocar-se no lugar do outro, criação de estratégia... Clique na imagem para visualizar melhor. O jogo é composto de: - um tabuleiro em tecido (32x32cm). Atrás há um compartimento fechado com zíper para guardar as peças após uso; - 5 corujas em tecido; - 5 joaninhas em tecido. LINK DO FACEBOOK: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=390008174446624&set=a.282164381897671.67394.282163258564450&type=1&theater (NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR AS REGRAS!) DISPONÍVEL PARA COMPRA NO SITE: http://www.psicosol.com/products-page/apostilas/jogo-da-velha/

Consciência Fonológica

Imagem
O QUE É? É a aptidão para refletir e mobilizar conscientemente os sons da fala. Alguns pesquisadores que vem estudando a consciência fonológica, dizem que há diferentes níveis para a aquisição da mesma, e que alguns deles podem ser adquiridos espontaneamente pelas crianças, enquanto que outros exigem a necessidade de ensino formal. Leia mais: http://www.psicosol.com/consciencia-fonologica/

PROJETO FAMÍLIA

Imagem
CURTA: https://www.facebook.com/PsicopedagogiaOnLineParaTodosBlog Família é uma das melhores coisas da vida. E eu bem sei que na escola este é um assunto que os educadores sempre trabalham. Desde as crianças bem pequenas at é os mais velhos. Falar da importância que a família tem em nossas vidas é sempre algo bom de ser lembrado. Pois foi a partir de um trabalho sobre FAMÍLIA , que eu tive a oportunidade de ver uma construção da família com material reutilizado. Leia mais: http://www.rubia.com.br/  (fonte)

Calculadora manual

Imagem
Curta: https://www.facebook.com/PsicopedagogiaOnLineParaTodosBlog Meninas e meninos, a atividade de hoje é excelente para as crianças que estão no início do processo de entendimento da soma de dois números. Materiais necessários: - Uma caixa com dois furos (laterais ou na tampa). Um furo pintado de azul e o outro de vermelho; - 11 fichas azuis com números de 0 a 10; - 11 fichas vermelhas com números de 0 a 10; - tampas de refrigerante nas cores das fichas Leia mais:  http://www.psicosol.com/calculadora-manual/

Discalculia,

Imagem
CURTA: https://www.facebook.com/PsicopedagogiaOnLineParaTodosBlog Embora o aprendizado da matemática possa sofrer interferência por várias razões, como o ensino deficiente de algumas escolas ou graves problema psiquiátricos, o  que a ciência cognitiva tem comprovado nos últimos anos é que o principal motivo que leva uma criança a ter dificuldade para aprender matemática são alguns déficits cognitivos. Ao contrário da dislexia, os estudos na discalculia ainda estão incipientes e muita coisa ainda temos que descobrir. A região cerebral mais importante para as habilidades matemáticas é o lobo parietal. Porém, muitas áreas cerebrais estão envolvidas e necessitam estar em perfeito funcionamento para o bom desempenho em matemática. Isto siginifica que fazer cálculos, aprender a tabuada e entender as histórias matemáticas dependem de várias funções mentais que precisam estar íntegras. Enquanto na leitura a linguagem é a principal função cognitiva envolvida, na matemática muitas funções age

O assunto é. . . superproteção!

Imagem
Qual mãe ou pai em seu íntimo, em algum momento, já não disse: mexeu com meu filho, mexeu comigo. Ok, tudo bem. Pais que se prezam protegem a sua cria. Seria inadmissível pensar o contrário. Mas o que queremos abordar aqui é algo de maior proporção, é o desequilíbrio. O que vai além da conta: a  superproteção . Porque criança superprotegida é insegura, frágil e muito, muito infeliz! Então, este assunto merece sim ser pensado, refletido, discutido. Leia mais: http://www.psicosol.com/o-assunto-e-superprotecao/

FELIZ DIA DAS MÃES

Imagem
https://www.facebook.com/PsicopedagogiaOnLineParaTodosBlog Uma homenagem da página Psicopedagogia on-line para todos -blog e do site  www.psicosol.com  à todas as mamães da página, que sempre estão acompanhando e buscando o melhor para seus filhos! Que Deus nos abençoe sempre!!

Você sabe como ampliar o potencial intelectual?

Imagem
Este texto é dirigido a todo indivíduo que esteja enfrentando dificuldade em memorização, atenção, concentração, organização, controle da impulsividade, enfim, a todo aquele que percebe que algo impede que seu desempenho intelectual seja eficaz, e, como consequência, esteja tendo embaraços na sua vida, sejam eles no campo pessoal, educacional ou profissional, mas não sabe o que fazer. Você se identificou com algo que foi dito ou conhece alguém que está apresentando alguma(s) das dificuldades citadas? Leia mais em: http://www.psicosol.com/ampliar-potencial-intelectual/

Portfólio

Imagem
Curta: https://www.facebook.com/PsicopedagogiaOnLineParaTodosBlog Super dica do site Psicosol, confira: Precisando de um portfólio para as atividades das suas estrelas? Super dica do site Psicosol, confira: Você vai precisar: - Revistas (aquelas que você não quer mais); - atividades das crianças; - cola; - tesoura; - papel para encapar as revistas; - criatividade !!! Procedimento: Após encapar a revista, decorar, colocar nome e foto para ajudar na identificação é só utilizar cada página da revista para colar as atividades das crianças. Simples, não é mesmo?! Quando chegar o final do ano as crianças terão uma belíssima recordação para levar para casa. http://www.psicosol.com/portfolio-para-atividades/