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Mostrando postagens de novembro 9, 2012

O Brincar à Luz da Psicopedagogia

Autora: Santuza Mônica de França P. da Fonseca O tema que queremos discutir é o brincar e suas implicações. A pergunta que aflora é: qual o objetivo do brincar na Psicopedagogia, no que vai nos ajudar e porque vamos propô-lo? Iniciamos a discussão a partir de dois pressupostos: • Uma criança que não consegue brincar encontra-se com alguma questão na área do desenvolvimento que não vai bem. • O brinquedo para a criança tem o mesmo valor que tem o trabalho para o adulto. A pessoa humana para estar bem precisa relacionar-se socialmente, trabalhar e amar. A criança saudável brinca e, dessa maneira, aprende a relacionar-se com o mundo adulto, a amar e sentir-se amada. A importância que o trabalho tem para o adulto equivale à importância do brinquedo para a criança. Onde acontece a aprendizagem? A fim de refletir sobre essa questão, precisamos abordar a inter-relação da Psicanálise com a Psicopedagogia para identificarmos os dois mundos presentes: um mundo interno, da orde