Postagens

Mostrando postagens de Setembro 17, 2012

EOCA

EOCA - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem
A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) é um instrumento inspirado na psicologia social de Pichon-Rivière, nos postulados da psicanálise e no método clínico da escola de Genebra foi idealizado por Jorge Visca e é um instrumento de uso simples que avalia em uma entrevista a aprendizagem. (BOSSA, 2007.p.46)
Uma forma de primeira sessão diagnóstica é proposta por Jorge Visca (1987, p. 72) através da EOCA. "Em todo momento, a intenção é permitir ao sujeito construir a entrevista de maneira espontânea, porém dirigida de forma experimental. Interessa observar seus conhecimentos, atitudes, destrezas, mecanismos de defesas, ansiedades, áreas expressão da conduta, níveis de operatividade, mobilidade horizontal e vertical etc”. (Weiss apud Visca, 2007, p. 57).
As propostas a serem feitas na E.O.C.A, assim como o material a ser usado, vão variar de acordo com a idade e a escolaridade do paciente. O material comumente usado …

II Cilco de Debates do grupo Psicopedagogiando:

Tema: "Por que meu filho não aprende?".
Programação:18/09-terça-feira - DISCALCULIA
Palestrantes Virtuais:Psicopedagoga - Amanda Rangel e Psicopedagoga Inez Kwiec
19/09 quarta-feira - DISLEXIA 
Palestrante virtual - Psicopedagogas Creusa Alves Alves e Neide De Fátima Fernandes Ballerini.
20/09 quinta-feira - DISGRAFIA
Palestrante virtual: Thereza Bia
nchi
21/09 sexta-feira - TDHA
Palestrante virtual: Psicopedagogas Alessandra Fiebig, Ivana Braga e Tereza Gilbert..
22/09 sábado - TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM.
Palestrante virtual Karla Carvalho,Francisca Andrade e Yloma Rocha..
Regras para o debate:
Os palestrantes virtuais ficarão disponível por 24 horas para responder todas as perguntas, comentários e falarem sobre o tema a qualquer hora do dia.
Os membros podem acessar o grupo a qualquer hora e fazer sua contribuição pode ser comentários,perguntas,dicas de sites,livros.Vamos participar e desta vez temos especialista no assunto, aproveite esta oportunidade e tire suas …