Postagens

Mostrando postagens de Novembro 19, 2012

ATIVIDADES PARA TRABALHAR A CONSCIÊNCIA NEGRA

Imagem
EXTRAÍDO do Site:http://ensinar-aprender.blogspot.com.br

Dia da Consciência Negra

Imagem
Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594). Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra…

ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Imagem
Os estilos de aprendizagem, muito discutidos na PNL (Programação Neurolingüística, que é estudada na área de Neurolingüística).
Os estilos de aprendizagem utilizam 03 formas de percepção de informações e são elas:
- Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações;
- Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e;
- Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.
Cada indivíduo, em regra, tem predominância em um destes (predominância, e não totalidade). Conhecer-se
para saber qual o estilo predominante auxiliará  e muito  nos estudos, inclusive de concursos públicos.
E como saber qual é o seu estilo?

Fonte: Livro Processamento Auditivo: Fundamentos e Terapias , de Ana Maria Alvarez, Editora Lovise
Agora, possivelmente a identificação do estilo utilizado em maior grau já ocorreu. Mas há também outros meios complementares de reconhecimento, seja através de questionários específicos, grupos de palavras repetidamente dit…