Postagens

Mostrando postagens de novembro 13, 2012

VOCÊ ACREDITA NA EDUCAÇÃO?

Imagem
SE VOCÊ ACREDITA NA EDUCAÇÃO, COMPARTILHE ESSE POST! VOCÊ ACREDITA NA EDUCAÇÃO?! SE VOCÊ ACREDITA, E TEM A CERTEZA QUE ELA PODE MUDAR AS PESSOAS, E ENTÃO AS PESSOAS TRANSFORMAREM O MUNDO EM UM LUGAR MELHOR PARA VIVER. COMPARTILHE ESSE POST. E VAMOS VER QUEM E QUANTAS PESSOAS ACREDITAM NA EDUCAÇÃO E TEM A CERTEZA QUE: A EDUCAÇÃO SOZINHA NÃO TRANSFORMA A SOCIEDADE, SEM ELA TÃO POUCO A SOCIEDADE MUDA "Paulo Freire."

TESTES PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Boa noite / Bom dia....Rs Venho compartilhar com vocês um site que achei super interessante. Lá vocês encontram modelos de provas para aplicarmos durante a avaliação diagnóstica! Espero que gostem! Eu amei!!! AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA LEITURA E ESCRITA PROVAS DE MATEMÁTICA AVALIAÇÃO CORPORAL TESTE PSICOMOTOR AVALIAÇÃO AFETIVO SOCIAL TÉCNICAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS ROTEIRO DE INVESTIGAÇÃO - RIA http://www.logistica-iec.com.br/Protocolos%20de%20Testes.pdf Estou no mundo para SOMAR, DIVIDIR, MULTIPLICAR ....MENOS DIMINUIR!!! =)

DESAFIO...

Imagem
Vamos exercitar o nosso cérebro? Vc consegue decifrar o que essa mensagem quer dizer? Escreva no comentário. Vamos ver quem acerta!! 1,2,3 e já!!! 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0  D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M  QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4  UM M0N73 D3 4R314 3 35PUM4.

DICAS DE LIVROS SOBRE O DESENHO INFANTIL

Imagem
Bom dia, Deixo sugestões de livros que me ajudaram na elaboração da minha monografia da pós graduação. Vou sugerir um site que encontrei hoje navegando pela net, é ótimo e poderá ajudar vocês!! =) http://www.helomartins.com.br/temas/grafismo-infantil.html Livros:

O DESENHO INFANTIL: UM CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM

Imagem
Mª Jacqueline Alves dos Santos Matos O desenho foi à primeira forma usada pelo homem para se comunicar através da escrita e continua sendo a primeira forma de expressão da criança. O desenho é arte, e essa arte contribui para que cada criança atue numa forma mais simples no mundo.  "A criança incorpora suas manifestação expressiva: canta ao desenhar, pinta o corpo ao representar,  dança enquanto ouve histórias, representa enquanto fala". (DERDYK, Edith.2003) Através do desenho a criança canta, brinca, teatriza, coloca todos os seus sentimentos e pensamentos no papel, criando um universo só seu. Aprende noções de espaço, tempo, quantidade, sequência e desenvolve sua linguagem oral e escrita. Suas criações, desde as mais simples às mais elaboradas, representam no fundo à sua vida interior e afetiva.  Conforme Piaget, "o desenho é uma forma de representação que supõe a construção de uma imagem bem distinta da percepção". O que

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Imagem
PIAGET Para Piaget a criança desenha menos o que vê e mais o que sabe. Ao desenhar ela elabora conceitualmente objetos e eventos. Daí a importância de se estudar o processo de construção do desenho junto ao enunciado verbal que nos é dado pelo indivíduo.  “O desenho é precedido pela garatuja, fase inicial do grafismo. Semelhantemente ao brincar, se caracteriza inicialmente pelo exercício da ação. O desenho passa a ser conceituado como tal a partir do reconhecimento pela criança de um objeto no traçado que realizou. Nessa fase inicial, predomina no desenho a assimilação, isto é, o objeto é modificado em função da significação que lhe é atribuída, de forma semelhante ao que ocorre com o brinquedo simbólico.” Fases do desenho segundo Piaget: Fonte:  D escoberta de um universo: a evolução do desenho infantil , de Thereza Bordoni Garatuja : na fase sensório motora ( 0 a 2 anos) e parte da pré-operacional (2 a 7 anos). A criança demonstra extremo prazer e a figura human

Etapas gráficas do desenho infantil

Imagem
Etápas gráficas     Vários estudiosos observaram e procuraram identificar e descrever as etapas gráficas do desenvolvimento do desenho, entre os mais conhecidos estão Luquet, Piaget e Lowenfeld.     Luquet, por exemplo, dividiu as etapas gráficas em  Realismo Fortuito, Realismo Falhado e Realismo intelectual e realismo visual . no  Realismo Fortuito , a criança começa a fazer traços sem qualquer objetivo (não há intenção para uma representação gráfica), mesmo sabendo que os traços realizados por outrem podem querer determinar um objeto determinado e representa-lo efetivamente, a criança não considera a idéia de também possuir a mesma habilidade.É nesta fase também que podemos identificar as famosas "garatujas", e de acordo com as definições de Piaget, este é o período sensório-motor.      A princípio, para a criança, o desenho não é um traçado executado para fazer uma imagem mas um traçado executado simplesmente para fazer linhas . (Luquet, 1969 pg.145)