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Mostrando postagens de setembro 22, 2012

A inteligência aprisionada

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Desenvolvimento da abordagem clinica da criança e sua família que permeiam o processo dos problemas de aprendizagem. A estrutura de toda instituição, tem como função a conservação de uma experiência recebida como um olhar clinico sobre a aprendizagem e suas fraturas principalmente na abordagem e na conceitualização de sua aprendizagem e sua ruptura. Essa abordagem trata-se de de recuperar as vantagens que este âmbito no qual a criança vive, apesar de suas carências e assim inversamente ver o que podemos inclui no processo de ensino-aprendizagem, muitas crianças mostram a sua criatividade encapsulada. O não aprender as vezes tem uma função positiva, da-lhe certo prazer, permite barganhar em algumas situações, não se pode interpretar um problema de de aprendizagemsem saber aonde ele esta preso, no simbolico, para tal é necessário observar o funcioanmento cognitivo.Devemos saber enxergar as dificuldades trazidas pelas crianças, e da mesma forma ajuda-la a supera-la.Um diagnóstico pr

Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar

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Recomendo o livro da Maria Lucia Weiss, ótimo para ajudar a elaborar o diagnóstico clínico na psicopedagogia. Eu com a escritora do livro,Maria Lucia Weiss,  no seminário sobre psicopedagogia que teve na Faculdades Integradas Simonsen!

Distúrbios de aprendizagem

 Collares e Moysés (1992) analisaram o conceito de distúrbios de aprendizagem do ponto de vista etimológico e a partir do conceito proposto pelo National Joint Comittee for Learning Disabilities (Comitê Nacional de Dificuldades de Aprendizagem), Estados Unidos da América. Etimologicamente, a palavra  distúrbio  compõem-se do radical  turbare  e do prefixo dis.  O radical  turbare  significa “alteração violenta na ordem natural” e pode ser identificado também nas palavras turvo, turbilhão, perturbar e conturbar. O prefixo dis  tem como significado “alteração com sentido anormal, patológico” e possui valor negativo. O prefixo  dis  é muito utilizado na terminologia médica (por exemplo: distensão, distrofia). Em síntese, do ponto do vista etimológico, a palavra  distúrbio pode ser traduzida como “anormalidade patológica por alteração violenta na ordem natural” Segundo as autoras, seguindo a mesma perspectiva etimológica, a expressão distúrbios de aprendizagem  teria o significado

Vídeo sobre TDAH

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Vídeo sobre TDAH 

TDA OU TDAH EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O que é? A sigla TDA significa transtorno do déficit de atenção. Trata-se de um funcionamento mental caracterizado pela seguinte tríade de sintomas: desatenção, impulsividade e hiperatividade ou excesso de energia.  Qual a população atingida? O TDAH está presente entre 3 e 7% da população infantil em fase escolar. Ele ocorre independentemente de etnia, níveis de escolaridade, graus de inteligência e condições socioeconômicas. No que tange ao gênero, estudos recentes sugerem que a proporção de meninos para meninas seja de 3:1. Entre as meninas predominam os sintomas de desatenção. Já entre meninos, predominam os sintomas de hiperatividade/impulsividade. A consequência desta diferença é que o TDA é mais facilmente percebido em crianças do sexo masculino, já que sua intensa agitação atrai mais atenção. No sexo feminino, o problema pode passar despercebido, causando atrasos no diagnóstico ou até mesmo que nunca seja feito. Além disso, não se sabe ainda ao certo se o TDA é