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Mostrando postagens de setembro 10, 2012
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http://www.cursos24horas.com.br/cursos/disturbios-de-aprendizagem/ Curso de Distúrbios de Aprendizagem         APENAS R$45 ,00 Sem mensalidades Saiba como Identificar, Lidar e Tratar Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem. 60 horas • Início imediato Quando alguém apresenta dificuldades para ler, escrever, se concentrar e/ou aprender, suas oportunidades de sucesso na escola e na vida são diminuídas. É comum que essas dificuldades sejam associadas a uma menor capacidade intelectual, porém o problema real pode ser algum  Distúrbio de Aprendizagem . Os  D istúrbios  de Aprendizagem  podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta, eles geram dificuldades que são percebidas na escola e na vida das pessoas portadoras desses distúrbios. Neste curso você conhecerá as  Dificuldades e os Distúrbios de Aprendizagem , aprenderá suas causas, como detectá-los e tratá-los, além de conhecer qual deve ser o papel dos  Pais, Professores  e da
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Dificuldades de aprendizagem
TRATAMENTO (intervenção)    A partir deste ponto pode-se construir um programa de trabalho para superação das causas e, consequentemente, do sintoma.    E claro que nada é estanque e cristalizado. Deve-se ter em mente que o conhecimento que o psicopedagogo terá durante o trabalho será ampliado, refinado, e o programa estabelecido poderá então ser revisto, aperfeiçoado.    Cabe aqui, entretanto, algumas considerações importantes.    A necessidade de uma nova entrevista com os pais do paciente para torná-los cientes dos resultados encontrados e para o estabelecimento das regras do trabalho terapêutico. Trata-se da entrevista devolutiva e do contrato de tratamento.    Em relação a devolutiva deve-se ter claro que o a ser considerado será o paciente. Numa linguagem adequada ele deverá tomar conhecimento da proposta de trabalho oferecida pelo terapeuta, do tempo previsto para esse trabalho, dos dias e horários possíveis de atendimento. Essa conversa poderá ser realizada ao fina
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O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO     O diagnóstico psicopedagógico não implica apenas na aplicação e uso de provas e testes, mas exige outras medidas e técnicas de avaliação, além de trabalho de investigação, análise e síntese de dados úteis para o estado e a orientação de cada caso.     Assim, o psicopedagogo deve preocupar-se em aperfeiçoar as técnicas de diagnóstico, procedendo a investigação sistemática do meio sócio econômico, do ambiente familiar, do nível de adaptação e de aproveitamento escolar do aluno, além das suas características pessoais como, aptidões e capacidades específicas.     Define-se o momento do diagnóstico como uma etapa fundamental no trabalho psicopedagógico cuja importância está muito mais relacionada ao psicopedagogo do que ao paciente. Pode-se dizer que o diagnóstico serve ao psicopedagogo e a ninguém mais, pois ele dará segurança ao planejamento e atuação do terapeuta. Mais informações acesse: www.psicopedagogavaleria.com.br/cursos Curso de d
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ATENÇÃO A TODOS PSICOPEDAGOGAS(OS) VAMOS ASSINAR ESTE DOCUMENTO É FÁCIL E RÁPIDO ACESSE  http://www.abpp.com.br/abaixo-assinado_lei_psicopedagogia.asp
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TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO CLÍNICO Para evitar questões persecutórias e favorecer a formação do vínculo terapeuta/paciente, o primeiro encontro com a criança e/ou adolescente deve ser permeado de confiança e respeito. Pergunta-se à criança se ela sabe por que irá freqüentar um psicopedagogo, esclarece-se o trabalho que será realizado e respondem-se as perguntas que forem feitas. Segundo Bossa (1999, pp. 33-5), o psicopedagogo clínico deverá sempre: • Conversar com a criança para auxiliá-la na compreensão e elaboração das suas dificuldades. • Brincar, pois brincando também se aprende muita coisa sobre o funcionamento da vida, além de desenvolver a criatividade e a capacidade simbólica. • Jogar, pois assim a criança aprende a aceitar regras, além de desenvolver o raciocínio, a atenção e a concentração. E também percebe que, em diferentes situações, há ganhos e a perdas. • Ler para a criança a fim de que ela possa conhecer e saber muitas coisas sobre a vida e o
Breve histórico da Psicopedagogia Por: Simaia Sampaio Os primeiros Centros Psicopedagógicos foram fundados na Europa, em 1946, por J Boutonier e George Mauco, com direção médica e pedagógica. Estes Centros uniam conhecimentos da área de Psicologia, Psicanálise e Pedagogia, onde tentavam readaptar crianças com comportamentos socialmente inadequados na escola ou no lar e atender crianças com dificuldades de aprendizagem apesar de serem inteligentes (MERY apud BOSSA, 2000, p. 39). Na literatura francesa – que, como vimos, influencia as idéias sobre psicopedagogia na Argentina (a qual, por sua vez, influencia a práxis brasileira) – encontra-se, entre outros, os trabalhos de Janine Mery, a psicopedagoga francesa que apresenta algumas considerações sobre o termo psicopedagogia e sobre a origem dessas idéias na Europa, e os trabalhos de George Mauco, fundador do primeiro centro médico psicopedagógico na França,..., onde se percebeu as primeiras tentativas de articulação entre M
Dicas...         Para que um trabalho psicopedagógico tenha sucesso, o profissional deverá considerar as seguintes dimensões: orgânica, cognitiva, emocional, social e pedagógica do indivíduo. Se em alguma destas dimensões houver defasagem, haverá também o fracasso escolar. A intervenção do psicopedagogo pode se dar tanto institucionalmente, com caráter preventivo, quanto na clínica, com caráter terapêutico.
Dicas... O Código de Ética a define da seguinte forma: “A Psicopedagogia tem por definição o trabalho com a aprendizagem,com o conhecimento, sua aquisição, desenvolvimento e distorções.Realiza este trabalho através de processos e estratégias que levam em conta a individualidade do aprendente. É uma práxis, portanto, comprometida com a melhoria das condições de aprendizagem”.
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O QUE É PSICOPEDAGOGIA?     A psicopedagogia é um campo do conhecimento que se enquadra nas áreas da educação e da saúde e tem como objeto de estudo a aprendizagem humana e seus padrões evolutivos normais e patológicos.    É um campo de estudo que se utiliza dos conhecimentos da psicologia e da pedagogia, além dos conhecimentos oferecidos por outras áreas, tais como a psicanálise, a medicina, a lingüística, a semiótica, a neuropsicologia, a psicofisiologia, a filosofia humanista-existencial.