Postagens

Mostrando postagens de outubro 5, 2012

SUGESTÕES DE JOGOS PSICOPEDAGÓGICOS

1- Trilha Objetivo: Vai depender do desafio estipulado Material necessário: 1 folha de papel cartão ou EVA ou A3, para servir de tabuleiro, papéis coloridos para fa zer as casas da trilha, cartões que corresponderão aos desafios. Jeito de Fazer e de jogar: Ao confeccionar a trilha, apenas numerar as casas e estipular cores, pois essa mesma trilha irá servir pra vários desafios. Ex. de desafios: completar uma palavra ou frase, cálculos,formar frase, perguntas sobre assuntos trabalhados, leitura de palavras, figuras pra escreveram o nomedelas na lousa.......   2- J ogo da Memória Relacionando palavra X figura. (2 a 4 jogadores) Objetivo: Construir e jogar o jogo juntamente com a criança para melhor fixação das palavras. Material necessário: quadrado de cartolina, revistas contendo variados tipos de figuras, cola, tesoura,canetinhas, papel rascunho, lápis e borracha, computador e impressora. Jeito de Fazer e de jogar: Pede-se à criança que escolha uma figura da revista, recortar e c

A Psicopedagogia e as Modalidades de Aprendizagem do Sujeito

Maria das Graças Sobral Griz Psicopedagoga, Professora da Disciplina de Modalidades de Aprendizagem do Psicopedagogia, no Curso de Especialização em Psicopedagogia, realizado pela UNICAP-CEPAI e-mail: mgsgriz@aol.com   O conceito de Modalidade de Aprendizagem, dado por Alicia Fernández (1991), propicia-nos uma passagem do universal para o particular, da análise estática do aqui/agora para o estudo de um processo dinâmico; de um objeto de conhecimento construído para um objeto de conhecimento em construção. O fundamental aqui é o modo como ocorre o processo de construção de conhecimento no interior do sujeito que aprende. Cada um de nós apresenta uma forma, um modo particular singular de entrar em contato com o conhecimento. Isso significa que cada um de nós tem sua particular e individual modalidade de aprendizagem, que oferece uma maneira própria de aproximar-se do objeto de conhecimento, formando um saber que lhe é peculiar. Constrói-se essa modalidade de aprendizagem desde o n

SORTEIO DE 01 CURSO BRINQUEDOTECA DO SITE DA Pp Valéria Tiusso

Imagem
ATENÇÃO,         O blog  http://psicopedagogiaonlineparatodos.blogspot.com.br/  e a página do facebook  https://www.facebook.com/PsicopedagogiaOnLineParaTodosBlog  esta promovendo uma SUPER PROMOÇÃO, estamos sorteando 01 CURSO BRINQUEDOTECA ON LINE NA PLATAFORMA VIRTUAL DA PSICOPEDAGOGA VALÉRIA TIUSSO!         Para participar é muito simples você deverá CURTIR a página do FACEBOOK mencionada acima e SEGUIR o blog também mencionado acima. Para seguir o blog não precisa fazer um, basta ter conta no google. Ah, você também deverá preencher o formulário abaixo para que seus dados entre no sorteio. Assim que sair o resultado divulgo no blog! Aí é só torcer o dedo!! =)         Mas para o sorteio acontecer na data programada contarei com a ajuda de todos, pois o mesmo só irá acontecer no dia 30 de OUTUBRO de 2012, se tiver alcançado pelo menos o número de 100 SEGUIDORES no blog e na página do FACEBOOK. Por isso não basta só CURTIR a página do FACEBOOK, tem que SEGUIR o BLOG também! E

Sigmund Freud e a Psicanálise

Imagem
Fonte: "Teorias da Personalidade" Fadigman, James Frager, Robert   Fases Psicossexuais do Desenvolvimento À medida que um bebê se transforma numa criança, uma criança em adolescente e um adolescente em adulto, ocorrem mudanças marcantes no que é desejado e em como estes desejos são satisfeitos. As modificações nas formas de gratificação são os elementos básicos na descrição de Freud das fases de desenvolvimento. Freud usa o termo   fixação   para descrever o que ocorre quando uma pessoa não progride normalmente de uma fase para outra, mas permanece muito envolvida numa fase particular. Uma pessoa fixada numa determinada fase preferirá satisfazer suas necessidades de forma mais simples ou infantil, ao invés dos modos mais adultos que resultariam de um desenvolvimento normal.   Fase Oral.   Desde o nascimento, necessidade e gratificação estão ambas concentradas predominantemente em volta dos lábios, língua e, um pouco mais tarde, dos dentes. A pulsão básica do be

Estágios do desenvolvimento cognitivo segundo piaget

Imagem
ORGANIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Segundo( Tafner),Jean Piaget, para explicar o desenvolvimento intelectual, partiu da idéia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio. Assim, Piaget entende que o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento . Ainda segundo Piaget, a adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico. É uma das tendências básicas inerentes a todas as espécies. A outra tendência é a organização. Que constitui a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes. Ainda segundo o autor, a adaptação acontece através da organização, e assim, o organismo discrimina entre a miríade de estímulos e sensações com os quais é bomb