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Mostrando postagens de novembro 16, 2012

APOSTILA DE PSICODRAMA

EMENTA : O Psicodrama vem ao longo de sua história se tornando uma prática constante dentro das mais diversas instituições. Portanto suas técnicas devem ser um instrumento de apoio pedagógico e psicopedagogico, podendo assim auxiliar na compreensão e no desenvolvimento das relações humanas. As atividades desenvolvidas pelo próprio grupo, são vivencias que fazem parte do processo de formação e auto conhecimento do psicopedagogo. OBJETIVOS :   Subsidiar o psicopedagogo com a fundamentação teórica e prática do Psicodrama Pedagógico, para que este seja um instrumento de apoio em sua atuação; assim como também no auxilio do seu auto conhecimento. Explorar as múltiplas possibilidades de ação que oferece o psicodrama pedagógico; Identificar a funcionalidade e técnicas básicas do Psicodrama e suas possibilidades de uso no campo pedagógico e psicopedagógico; Exercer os papéis de diretor, ego auxiliar, protagonista e auditório na ação psicodramática; Possibilitar aos profissionais o e

TEORIA DO PSICODRAMA

"Drama" significa "ação" em grego. Psicodrama pode ser definido como uma via de investigação da alma humana mediante a ação. É um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma. Na década de 1920, em Viena, o Psiquatra Jacob Levi Moreno cria o Psicodrama. O Psicodrama é resultante da união de seu trabalho clínico de consultório com sua atividade como diretor do que ele mesmo denominou de Teatro Espontâneo, que consiste na representação de peças teatrais sem texto prévio. Ou seja, a partir de um tema, ou de um ou mais personagens imaginados, os atores espontâneos que emergem da platéia vão escrevendo uma peça à medida que a encenam. A partir dessa descoberta desenvolve um método de psicoterapia que tem como ação central a dramatização espontânea. Desenvolve também uma teoria psicológica. De uma forma simples, dizemos que o psicodrama se baseia no jogo de faz de conta que surge naturalmente

Algumas possibilidades de trabalho com a teoria do Psicodrama:

A  Espontaneidade  é a capacidade de agir de modo "adequado" diante de situações novas, criando uma resposta inédita ou renovadora ou, ainda, transformadora de situações preestabelecidas. É um fator que permite ao potencial criativo atualizar-se e manifestar-se. O Teatro Espontâneo é a representação de histórias do cotidiano dos participantes. De forma terapêutica, aprende-se compartilhando essas histórias, elaborando os conflitos, etc. Como é:   Os Participantes iniciam um movimento de aquecimento para começarem a fornecer temas, que podem ser momentos vividos ou observados. O grupo elege o primeiro tema para ser dramatizado. O script ou texto da cena, é criado pelos participantes que também podem atuar na peça conforme forem surgindo os papéis. Tele  é a capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas. O Fator Tele influi decisivamente sobre a comunicação, pois só nos comunicamos a partir daquilo que somos c

A PSICOTERAPIA GRUPAL

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Moreno assim a define “a psicoterapia de grupo é um método para tratar, conscientemente, na fronteira de uma ciência empírica, as relações interpessoais e os problemas psíquicos dos indivíduos de um grupo...” na sua concepção, todos no grupo são agentes teraupêticos, e todo o grupo também o pode ser em relação a outro grupo. Este método aspira alcançar o melhor agrupamento de seus membros para os fins que persegue. Não trata somente dos indivíduos, mas de todo o grupo e dos indivíduos que estão em relação com ele. Em sua relação sociológica vê a sociedade humana total como o verdadeiro paciente. O conceito de encontro está no centro da psicoterapia de grupo, comunicação mútua que não se esgota no intelectual, mas que abrange a totalidade de seu ser. O encontro vive no "aqui e agora". Vai mais além da empatia e da transferência. Forma um "nós". Moreno enumera os métodos a serem utilizados, entre os quais destacam-se: método de clube ou associação, de assessoramen

PSICODRAMA PARA CRIANÇAS

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Segundo a Psicopedagoga e Psicodramatista, Rosa Maria Silvestre Santos,  a escola, precioso elemento de apoio, precisa rever continuamente a metodologia aplicada e investir na formação continuada de seus professores. Como afirma Alícia Fernández para que a criança possa aprender, nós devemos deixá-la ensinar, da mesma forma para  que aquele que ensina (professor) possa ensinar, devemos deixá-lo aprender. Dificuldades de aprendizagem, psicomotoras, separações prolongadas, perdas  traumáticas e relações conflitivas são alguns dos fatores que motivam cada vez mais pais e professores à procura por atendimento psicológico para suas crianças. Enquanto a criança está enfrentando algumas destas dificuldades os seus mecanismos de defesa são acionados e mesmo depois de aliviado por um momento, o sofrimento emocional não termina e uma das formas dele se manifestar ocorre através de alterações no seu comportamento. Estas questões ultrapassam os limites do frágil psiquismo infantil, pois sua es

Teatro na Educação

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O teatro infantil existe e é o método pelo qual a criança cresce e amadurece. ( Courtney) A escola é o ambiente onde a criança estabelece suas primeiras relações sociais, que são vínculos diferentes dos familiares, requer uma constante adaptação, pois se defronta com a diferença, com o desconhecido e precisa aí, junto com o grupo encontrar meios e normas para a convivência e a produção coletiva. E, se o teatro permite ao sujeito observar-se, se ele apresenta as mais diversas formas de relação favorecendo o conhecimento do sujeito e das relações que se estabelecem na sociedade, então ele é, por natureza, educativo, sem dúvida. Contribui na construção do conhecimento sobre as relações, sobre o ser humano. O teatro pode se aplicar à educação, basicamente em quatro vertentes: como uma peça teatral a ser apreciada, revelando toda a magia do teatro enquanto Arte; como uma peça teatral educativa; como recurso metodológico auxiliar na aprendizagem de