Postagens

Mostrando postagens de Setembro 18, 2012

Disartria

Simaia Sampaio
Tem como característica principal a fala lenta e arrastada devido a alterações dos mecanismos nervosos que coordenam os órgãos responsáveis pela fonação. A disartria de origem muscular é resultante de paresia, paralisia ou ataxia dos músculos que intervêm nesta articulação. A disartria pode ter origem em lesões no sistema nervoso o que altera o controle dos nervos provocando uma má articulação. Podemos encontrar a disatria em pessoas que sofrem de paralisia periférica do nervo hipoglosso (duodéssimo par dos nervos cranianos. Inerva os músculos da língua) pneumogástrico (nervo vago ou décimo par craniano que inerva a laringe, pulmões, esôfago, estômago e a maioria das vísceras abdominais) e facial. Em pessoas que apresentam esclerose, intoxicação alcoólica, com tumores (malignos ou benignos) no cérebro, cerebelo ou tronco encefálico, traumatismos crânio-encefálicos. No caso de lesões cerebrais, os exames clínicos mostram que as alterações não se manifestam isoladamente e…

Disortografia

Imagem
Simaia Sampaio 
           Até a 2ª série é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque a relação com os sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo. Porém, após estas séries, se as trocas ortográficas persistirem repetidamente, é importante que o professor esteja atento já que pode se tratar de uma disortografia. A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras, e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor.

Características:
-   - Troca de letras que se parecem sonoramente: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta. -   - Confusão de sílabas como: encontraram/encontrarão. -   - Adições: ventitilador. -   - Omissões: cadeira/cadera, prato/pato. -   - Fragmentações: en saiar, a noitecer. -   - Inversões: pipoca/picoca. -   - Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.
Orientações:
☞ Estimular a memória visual através de quadros com letras do alfabeto, números, famílias silábicas. ☞ N…

Disgrafia

Imagem
O que é:
A disgrafia é também chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível. Algumas crianças com disgrafia possui também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortografia A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.
Carcaterísticas:
-   - Lentidão na escrita. -   - Letra ilegível. -   - Escrita desorganizada. -   - Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves. -   - Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial. -   - Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha. -   - Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal fe…

TANV - TRANSTORNO NÃO VERBAL

Imagem