Postagens

Mostrando postagens de Novembro 18, 2012

Múltiplas Inteligências

Imagem
Entendemos que cada criança possui talentos e aptidões específicas, demonstrando espontaneamente maior inclinação a determinados conteúdos, que despertam seu interesse de forma singular. De acordo com o psicólogo Howard Gardner, existem diversos tipos de inteligências: naturalista, linguística, musical, lógica, intrapessoal, interpessoal, existencial, espacial e cinestésica. Nosso material contempla a teoria das múltiplas inteligências através de atividades que desenvolvem e estimulam cada uma dessas áreas: Naturalista: está presente nas crianças que amam a natureza e possuem uma sensibilidade maior para interagir com plantas e animais.  Linguística: evidencia-se nas crianças que se expressam bem oralmente, gostam de ler, sabem pontuar suas ideias com clareza e possuem boa memória. Musical: observa-se nas crianças que gostam de interagir com as letras das canções, possuem bom timbre e são sensíveis aos diversos ritmos sonoros. Lógico-matemática: nota-se essa inteligência nas crianças que…

A Teoria das Inteligências Múltiplas

Imagem
A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1985) é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação. Sua insatisfação com a idéia de QI e com visões unitárias de inteligência, que focalizam sobretudo as habilidades importantes para o sucesso escolar, levou Gardner a redefinir inteligência à luz das origens biológicas da habilidade para resolver problemas. Através da avaliação das atuações de diferentes profissionais em diversas culturas, e do repertório de habilidades dos seres humanos na busca de soluções, culturalmente apropriadas, para os seus problemas, Gardner trabalhou no sentido inverso ao desenvolvimento, retroagindo para eventualmente chegar às inteligências que deram origem a tais realizações. Na sua pesquisa, Gardner estudou também: ( a) o desenvolvimento de diferentes habilidades em crianças normais e crianças superdotadas; (b) adult…

Transtorno de personalidade borderline

Imagem
Você sabe o que é TPB? 
O transtorno de Personalidade Borderline é mais comum do que se pode imaginar. A Dr.ª Ana Beatriz, dá uma verdadeira aula no livro Corações descontrolados. Autora de grandes obras, ela conseguiu mais uma vez passar com objetivo e clareza o que é esse transtorno e como identificá-lo em crianças, adolescente e adultos. Ensina-nos as atitudes que devemos tomar, frente a pessoa que possue o transtorno. Recomendo a TODOS, principalmente a nós: Educadores, profissionais da educação e saúde! Afinal conhecer nunca é demais!



Aproveite a promoção da livraria cultura (copie e cole o link no seu navegador): http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=30353268&sid=87126313314111884707334732&uid=237433707685100