Postagens

Mostrando postagens de Maio 27, 2016

Como estimular as funções executivas?

Imagem
COM AS DICAS ABAIXO VOCÊ AJUDA SEU FILHO A ESTIMULAR AS FUNÇÕES COGNITIVAS. - Mantenha uma relação positiva com seu filho para ajudá-lo a se preparar melhor para lidar com situações estressantes, o que, por sua vez, o ajudará a desenvolver suas funções executivas. - Seja afetuoso e sensível às necessidades do seu filho. - Use métodos brandos de disciplina, como dialogar ele e pedir ou sugerir educadamente quando você quer que ele faça ou deixe de fazer alguma coisa. - Incentive seu filho a ser independente, ajudando-o em suas atividades somente quando ele precisa. - Tente manter atividades domésticas e rotinas consistentes e organizadas. - Seja paciente quando seu filho pequeno tiver um comportamento rebelde (por exemplo, recusando-se de colocar o casaco antes de sair quando está fazendo frio, comendo um biscoito mesmo se você tiver dito a ele para não fazê-lo). - Seja realista a respeito do que ele pode fazer em diferentes idades. Por exemplo, quando a criança começa a escola, ela ainda não …

Escola é lugar de estudar?

Imagem
Você deve pensar... Esta pobre psicóloga deve estar com parafusos a menos presos na sua cachola.
Que pergunta mais tola!
Ainda bem meus parafusos cerebrais estão bem, obrigada! Mas o que quero colocar em nosso bate papo hoje, é o fato de que, obviamente a escola é local de estudar sim, mas também é nela que aprendemos a viver em sociedade, fazemos amigos, brincamos... Coloco esta questão para conversarmos pois recebo pais desesperados pelo fato de uma criança de 5 anos ir na escola “só para brincar”e ainda não ter aprendido a ler e escrever ou ainda bravos com a coordenação por avisar aos pais que a criança não faz amizades ou é agressiva no contexto escolar.
As aulas de educação física por exemplo, contribuem para que a criança conheça seu corpo, tenha noção de esquerda e direita, trabalhe sua motricidade grossa. A aula de artes trabalha a motricidade fina, a criatividade, e isso não é essencial para o aprender com qualidade?
E o recreio? Ah, o delicioso recreio!! Palco de brincadeiras d…