As mídias e a tecnologia a serviço da educação: qual o impacto desses elementos no aprendizado dos alunos






É uma geração que domina as tecnologias, aprende a se comunicar online desde pequenas e tem acesso a diferentes meios de informação. Utilizam recursos da informática e vivenciam experiências fantásticas.

O abismo cultural entre as gerações torna-se ainda mais evidente quando as atenções se voltam para as relações destas com a tecnologia. Os pais e os professores precisam acompanhar um ritmo que não lhes é comum. Com isso, a falta de parâmetros parece incomodar os jovens, que são obrigados a galgar, sozinhos, seus caminhos no universo virtual.





Basta pegar o mouse e começar a clicar para navegar na internet. A cultura digital tem como grande aliado a aprendizagem instantânea e auto-didática. Com isso, a brecha entre gerações com relação ao domínio da tecnologia tem aumentado. Não há controle, tanto por parte da escola quanto por parte dos pais, sobre o conteúdo acessado e produzido por seus filhos e alunos.


Um fato impressionante é que os jovens afirmaram não receber qualquer tipo de orientação de seus pais ou professores sobre como usar a internet. O controle existe até a criança completar, aproximadamente, dez anos. Na juventude então, os jovens acabam por ensinar aos adultos como usar computadores e celulares. A única recomendação feita pelos pais é quanto ao tempo que os jovens passam em frente à tela. Tal falta de controle é sentida de forma negativa pelos jovens. 

Mas ainda, o grande impacto da tecnologia em relação à educação está no futuro das pessoas e, especialmente, daqueles que hoje estão iniciando sua alfabetização. Essa revolução dos computadores e da internet trouxe, dentre outros impactos, uma polêmica entre pais e educadores. A principal questão é se o computador será prejudicial ou benéfico para a educação e no comportamento do aluno. De qualquer forma, a informática torna o raciocínio da criança mais rápido e aberto à aprendizagem. Pressupõe-se que; se a criança/aluno diferenciar a hora de brincar da hora de viver/estudar e, sobretudo, se não viciar, os computadores podem ser grandes aliados na tarefa educacional. Junto com os pais, os professores devem estabelecer limites para uso do computador e da internet. 



Ao usar o computador a criança deve ser bem orientada, devendo ainda, também se relacionar com outra criança para a sua socialização. Em meio aos jogos e outras maravilhas do computador, é dever dos pais e educadores incentivar as crianças quanto a sua utilização e expor os problemas relacionados ao vício. 

Com certeza existe quem tire proveito de todas essas novas tecnologias para facilitar seu aprendizado e até mesmo para permitir o estudo de determinados conteúdos que sem elas sequer seria possível, mas essa é apenas uma minoria. Para a grande maioria das pessoas o estudo ainda é encarado de maneira negativa, como uma obrigação social com prazo de encerramento.


Embora muitas tecnologias com grande potencial de tornar o aprendizado interessante e até mesmo divertido já existam, estas nem sempre se encontram disponíveis nas escolas e nas instituições de ensino superior. Porém, até mesmo quando encontram-se ainda existe o risco de que a instituição não conte com profissionais preparados para explorá-las de maneira adequada.


Isso se deve pelo fato de que muitas instituições ainda acreditam que o investimento em equipamentos de ponta é o único tipo necessário, quando na realidade a capacitação dos profissionais para um uso adequado destas tecnologias pode ser o grande diferencial. Que tal um exemplo simples? Um projetor multimídia pode agregar valor para aula ou simplesmente deixar os alunos sonolentos, sendo que o resultado não depende diretamente da tecnologia, mas sim da maneira como ela é utilizada.

A mídia abriu novas dimensões na aprendizagem. Agora a educação não é mais um constrangimento para ninguém. Mídia trouxe a educação para a porta de cada indivíduo. Todas as formas de mídia, o jornal, rádio, televisão e internet são igualmente importantes para transmitir a educação. Como a tecnologia está progredindo, os diferentes módulos de ensino estão a ser canalizados através de centros comunitários de acesso determinados, como o sistema de rádio comunitária, televisão, internet, comunidade multi-media centers, etc educação para os media ou a educação não significa apenas para se divertir pela mídia, mas para aprender alguma coisa com ele. 

Por fim a mídia e a tecnologia, vieram para trazer a informação e o conhecimento para as pessoas e para o aprendizado das mesmas. Por isso devemos utilizar da melhor forma possível as tecnologias vigentes no dia-a-dia das pessoas para que possamos evoluir mentalmente e intelectualmente para que possamos formar uma nação cada dia melhor e mais desenvolvida economicamente e socialmente.

Abaixo temos um gráfico mostrando com qual idade começou a utilizar o computador e as tecnologias afins.

Pesquisa realizada com 38 pessoas

No vídeo abaixo é possível assistir a uma entrevista gravada ainda no ano de 1988. O entrevistador Bill Moyers conversa com o brilhante Isaac Asimov sobre passado e futuro do aprendizado, considerando principalmente o impacto que futuras tecnologias causarão (em teoria) na maneira em como estudamos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico