As mídias e a tecnologia a serviço da educação: qual o impacto desses elementos no aprendizado dos alunos
É uma geração que
domina as tecnologias, aprende a se comunicar online desde pequenas e tem
acesso a diferentes meios de informação. Utilizam recursos da informática e
vivenciam experiências fantásticas.
O abismo cultural entre
as gerações torna-se ainda mais evidente quando as atenções se voltam para as
relações destas com a tecnologia. Os pais e os professores precisam acompanhar
um ritmo que não lhes é comum. Com isso, a falta de parâmetros parece incomodar
os jovens, que são obrigados a galgar, sozinhos, seus caminhos no universo
virtual.
Basta pegar o mouse e começar a
clicar para navegar na internet. A cultura digital tem como grande aliado a
aprendizagem instantânea e auto-didática. Com isso, a brecha entre gerações com
relação ao domínio da tecnologia tem aumentado. Não há controle, tanto por
parte da escola quanto por parte dos pais, sobre o conteúdo acessado e
produzido por seus filhos e alunos.
Um fato impressionante
é que os jovens afirmaram não receber qualquer tipo de orientação de seus pais
ou professores sobre como usar a internet. O controle existe até a criança
completar, aproximadamente, dez anos. Na juventude então, os jovens acabam por
ensinar aos adultos como usar computadores e celulares. A única recomendação
feita pelos pais é quanto ao tempo que os jovens passam em frente à tela. Tal
falta de controle é sentida de forma negativa pelos jovens.
Mas ainda, o grande impacto da tecnologia em relação à
educação está no futuro das pessoas e, especialmente, daqueles que hoje estão
iniciando sua alfabetização. Essa revolução dos computadores e da internet
trouxe, dentre outros impactos, uma polêmica entre pais e educadores. A principal
questão é se o computador será prejudicial ou benéfico para a educação e no
comportamento do aluno. De qualquer forma, a informática torna o raciocínio da
criança mais rápido e aberto à aprendizagem. Pressupõe-se que; se a
criança/aluno diferenciar a hora de brincar da hora de viver/estudar e,
sobretudo, se não viciar, os computadores podem ser grandes aliados na tarefa
educacional. Junto com os pais, os professores devem estabelecer limites para
uso do computador e da internet.
Ao
usar o computador a criança deve ser bem orientada, devendo ainda, também se
relacionar com outra criança para a sua socialização. Em meio aos jogos e
outras maravilhas do computador, é dever dos pais e educadores incentivar as
crianças quanto a sua utilização e expor os problemas relacionados ao
vício.
Com
certeza existe quem tire proveito de todas essas novas tecnologias para
facilitar seu aprendizado e até mesmo para permitir o estudo de determinados
conteúdos que sem elas sequer seria possível, mas essa é apenas uma minoria.
Para a grande maioria das pessoas o estudo ainda é encarado de maneira
negativa, como uma obrigação social com prazo de encerramento.
Embora
muitas tecnologias com grande potencial de tornar o aprendizado interessante e
até mesmo divertido já existam, estas nem sempre se encontram disponíveis nas
escolas e nas instituições de ensino superior. Porém, até mesmo quando
encontram-se ainda existe o risco de que a instituição não conte com
profissionais preparados para explorá-las de maneira adequada.
Isso
se deve pelo fato de que muitas instituições ainda acreditam que o investimento
em equipamentos de ponta é o único tipo necessário, quando na realidade a
capacitação dos profissionais para um uso adequado destas tecnologias pode ser
o grande diferencial. Que tal um exemplo simples? Um projetor multimídia pode
agregar valor para aula ou simplesmente deixar os alunos sonolentos, sendo que
o resultado não depende diretamente da tecnologia, mas sim da maneira como ela
é utilizada.
A mídia
abriu novas dimensões na aprendizagem. Agora a educação não é mais um
constrangimento para ninguém. Mídia trouxe a educação para a porta de cada
indivíduo. Todas as formas de mídia, o jornal, rádio, televisão e internet são
igualmente importantes para transmitir a educação. Como a tecnologia está
progredindo, os diferentes módulos de ensino estão a ser canalizados através de
centros comunitários de acesso determinados, como o sistema de rádio
comunitária, televisão, internet, comunidade multi-media centers,
etc educação para os media ou a educação não significa apenas para se
divertir pela mídia, mas para aprender alguma coisa com ele.
Por
fim a mídia e a tecnologia, vieram para trazer a informação e o conhecimento
para as pessoas e para o aprendizado das mesmas. Por isso devemos utilizar da
melhor forma possível as tecnologias vigentes no dia-a-dia das pessoas para que
possamos evoluir mentalmente e intelectualmente para que possamos formar uma
nação cada dia melhor e mais desenvolvida economicamente e socialmente.
Abaixo
temos um gráfico mostrando com qual idade começou a utilizar o computador e as
tecnologias afins.
Pesquisa realizada com 38 pessoas
No
vídeo abaixo é possível assistir a uma entrevista gravada ainda no ano de 1988.
O entrevistador Bill Moyers conversa com o brilhante Isaac Asimov sobre passado
e futuro do aprendizado, considerando principalmente o impacto que futuras
tecnologias causarão (em teoria) na maneira em como estudamos.
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