Transtorno ou distúrbio de aprendizagem
No Transtorno de aprendizagem, há a presença de
uma disfunção neurológica, que pode envolver imaturidade,lesões específicas do
cérebro, fatores hereditários e ou disfunções químicas. Devido à forma
irregular que as habilidades mentais se desenvolvem, aparecem discrepâncias
marcantes entre a capacidade e a execução nas tarefas acadêmicas.
São características marcantes dos Distúrbios de
Aprendizagem:
- Início do comportamento ou
atraso sempre na infância;
- O transtorno está sempre ligado
à maturação biológica do sistema nervoso central;
- Curso estável;
- As funções afetadas incluem
geralmente a linguagem, habilidades viso-espaciais e/ou condições motora;
- Há uma história familiar de
transtornos similares e fatores genéticos têm importância na etiologia
(conjunto de possíveis causas) em muitos casos.
Segundo estimativas da Organização Psiquiátrica
Americana, a prevalência dos Transtornos da Aprendizagem, variam entre 2 a 10%
na população, dependendo da natureza da averiguação e das definições aplicadas
e estes podem persistir até a idade adulta.
Os principais Transtornos de Aprendizagem são os
de Leitura e Escrita, de Cálculo, o Transtorno do Déficit de Atenção e/ou
Hiperatividade e o Transtorno não Verbal de Aprendizagem.
O diagnóstico deve ser realizado por
profissionais especializados e experientes o que garantira também o
planejamento e a intervenção objetivando minimizar os efeitos de tais distúrbios
sobre a vida da criança.
É possível encontrar crianças cujo rendimento
escolar apresenta-se empobrecido frente aquele esperado por seus pais e
professores e que não apresentam transtornos de aprendizagem, porém o fraco
desempenho na aprendizagem nunca deve ser desconsiderado ou minimizado pois
representa o ponto de partida para o diagnóstico da dificuldade e do transtorno
no aprender.
Se uma criança chama a atenção de seu professor
pela problemática que apresenta para aprender e se esta dificuldade não
demonstrou ter ligação com a prática pedagógica usada, a avaliação desse
profissional deve necessariamente ser levada aos pais, no sentido de os alertar
a procurarem um trabalho especializado na área da aprendizagem, um
Fonoaudiólogo especialista em Linguagem .
Comentários
Postar um comentário