Distúrbios e transtornos que acometem a linguagem, a escrita e a leitura
Boa noite,
Material postado especialmente para a turma que participou da 1ª Jornada de comunicação e expressão do curso preparatório SALA DE ESTUDOS.
Distúrbios e Transtornos que acometem a linguagem,
a leitura e a escrita:
Você sabe o que é TRANSTORNO?
Tem o mesmo
significado que a palavra contrariedade. É como se alguma substância do nosso
cérebro responsável pelo SNC Sistema nervoso central funcionasse diferente. O
sujeito que nasce com ele não pode ser curado, o terá a vida inteira. Afetam a
habilidade da pessoa falar, ler, escrever, escutar, soletrar, pensar, recordar,
organizar informações ou aprender matemática. Porém existi tratamento para oferecer uma melhor qualidade de vida para quem o tem. O tratamento com equipe multidisciplinar oferece excelentes resultados e faz com que a pessoa aprenda e consiga obter sucesso profissional.
Você sabe o que e um Distúrbio?
É um grupo de
diferentes alterações manifestas por dificuldades significativas na aquisição e
uso da audição, fala, leitura e escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas.
Estas alterações são intrínsecas, já nascem com o sujeito e também ocorre por disfunção do SNC.
Se pararmos
para analisarmos, transtornos e distúrbios, são termos muito parecidos. O que
difere um do outro é que no distúrbio fatores externos podem comprometer a
aprendizagem fazendo com que apareça a chamada dificuldades de aprendizagem. Sendo
esses fatores, alterações sensorial, retardo mental, distúrbio social ou
emocional ou até mesmo influências ambientais, diferenças culturais, instrução
inadequada, fatores psicogênicos.
Fatores que influenciam no processo de aprendizagem:
✏
Fatores emocionais;
✏
Fatores orgânicos;
✏
Fatores específicos;
✏
Fatores ambientais.
Principais distúrbios / transtornos que acometem a linguagem, a escrita
e a leitura:
☞
Dislalia;
☞
Dislexia;
☞
Disortografia;
☞
Disgrafia
☞
TDAH (Nem sempre acometem a linguagem, a escrita e a leitura somente quando
ocorre a dificuldade de aprendizagem).
Dislalia:
É o transtorno
da linguagem mas comum em crianças e o mas fácil de identificar. Podendo
interferir no aprendizado da escrita tal como ocorre na fala, já que a criança
escreve o que ouve.
Sua origem
pode ser orgânica ou emocional. Como por exemplo a chegada de um irmãozinho.
A criança
dislálica troca a letra, aumenta ou omiti as sílabas.
Conhecida também como a síndrome do cebolinha,
pois as crianças tende a troca o r
pelo l. Ex.: Prato → Plato
É um
transtorno / distúrbio que afeta a leitura e a escrita. Ocorre quando o sujeito apresenta uma
dificuldade em entender as diferentes formas da linguagem, de leitura, de
escrita e até mesmo de soletração. O cérebro processa as informações de uma
forma mais lenta. Sua região cerebral responsável pela análise de palavras
permanece inativa, as informações recebidas pelo cérebro vão ser armazenadas em
outro local. Fazendo com que o sujeito reconheça apenas os fonemas e não as
sílabas dificultando assim o processo de leitura, logo acometerá a escrita.
É classificada
em dislexia do desenvolvimento e adquirida, a do desenvolvimento nasce com ela
e adquirida ocorre após um acidente, quando há uma lesão em uma parte do
cérebro.
Características:
✅ Dificuldade em compreender o que
lê, mas entende qdo outra pessoa ler;
✅ Dificuldade na escrita e
ortografia;
✅ Lentidão na leitura;
✅ Falta de memorização das
palavras;
✅ Dificuldade em soletrar, nomear
objetos ou pessoas;
✅ Pula a linha ou volta para
anterior quando lê;
✅ Acompanha com o dedo a leitura;
✅ Desordem entre os lados direito
e esquerdo;
✅Grande dificuldades para aprender
a segunda língua.
Diagnóstico e Tratamento:
O diagnóstico
é feito por uma equipe multidisciplinar: neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo
e psicopedagogo. E o tratamento envolve essa mesma equipe.
Disortografia:
Pessoas que
confundem letras, sílabas de palavras e trocas ortográficas já conhecidas e
trabalhada pelo professor. Afetam a linguagem, a leitura e a escrita.
Características:
→ Troca de letras que se parecem sonoramente:
faca/ vaca; chinelo/jinelo; porta/borta;
→ Confusões de sílabas: entraram /
entrarão
→ Adições: Ventitilador
→ Omissões: cadeira / cadera; prato/pato.
→ Fragmentações: ensaiar/ en saiar;
anoitecer / a noitecer
→ Inversões: pipoca / picoca
→ Junções: no dia seguinte / no diaseguinte
É chamada
letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da
letra. E ao tentar recordar esse grafismo escreve muito lentamente e acaba
unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível. Podendo fazer com
que algumas crianças possuas também a disortografia e amontoe as letras para
esconder os erros ortográficos.
Não esta
comprometida a nenhum tipo de comprometimento intelectual.
Características:
✴ Lentidão na escrita;
✴ Letra ilegível;
✴ Escrita desorganizada;
✴ Traços irregulares: ou muito
fortes ou muito leves;
✴ Desorganização geral na folha
por não possuir orientação espacial;
✴ Desorganização do texto, pois
não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando;
✴ Desorganização das letras,
letras retocadas, hastes mal feita, atrofiadas, omissão de letras, palavras,
números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um s ao invés de
5 por exemplo).
✴ Desorganização das formas, muito
grande ou muito pequeno, escrita alongada ou comprida;
✴ O espaço que dá entre as linhas,
palavras e letras são irregulares;
✴ Liga as letras de forma
inadequada e com espaçamento irregular.
TDA / TDAH:
É um
transtorno comportamental e tem como origem a herança genética podendo herdar
de pais, tios, avós, irmãos. Ocorre devido a diminuição de 2
neurotransmissores, a dopamina e a noradrenalina que são responsáveis nos
sistemas atencionais anterior e posterior, localizado no córtex pré-frontal do
cérebro, região nobre responsável pelo controle de atenção.
Causas:
✦ Complicações durante a gravidez
ou parto que resultem sofrimento ao cérebro do bebê;
✦ Bebidas alcoólicas;
✦ Drogas ilícitas;
✦ Falta de oxigenação no cérebro;
Sintomas:
❀ Falta de atenção;
❀ Impulsividade;
❀ Deixar tarefas pela metade /
inacabadas;
❀ Balançar mãos e pés;
❀ Não parar quieto na cadeira;
❀ Responder antes de terminarem de
fazer a pergunta...
Dicas:
❂ Fazer uso de agenda;
❂ Sentar perto da professora;
❂ Longe de janelas e ruídos;
❂ Ser objetivo e prático quando
falar com o sujeito;
❂ Estudar em silêncio longe de
ruídos, rádio, TV;
❂ Ter horário para tudo.
Medicação:
Os
psicoestimulantes (metilfenidato) são medicamentos utilizados no tratamento e agem
aumentando as substâncias que estão baixa, com isso facilita o controle de
atenção e impulsividade. Só pode ser receitado por médicos geralmente
neurologistas.
Diagnóstico e Tratamento:
O diagnóstico
é feito pelo neurologista e psicólogo comportamental. Através de teste
aplicados durante a sessão. O tratamento é feito por uma equipe
multidisciplinar: neurologistas, psicólogos comportamentais, psicopedagogos e
fonoaudiólogos.
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