Provas Operatórias
Piaget em sua teoria criou estágios de desenvolvimento
cognitivo. Para diagnosticar problemas
de conservação ocorridos nos estágios pré-operatório e de operações concretas.
A teoria piagetina ressalta
a importância de entender a qualidade de pensamento,
os argumentos do sujeito ma tentativa de compreender as transformações da
realidade.
Aqui temos 6 provas principais
Não-conservação
|
Quando é apresentada para a criança não-conservadora a
primeira deformação da bolinha de massa de modelar, esta irá julga-la maior,
mantendo este julgamento mesmo que oexperimentador insista sobre a dimensãonegligenciada pela criança (ex. salsicha mais
fina, mas mais comprida).
O problema da “volta empírica” é resolvido corretamente ou não pela criança.
|
Intermediário
|
Oscila entre a conservação e não-conservação: numa mesma
deformação a criança pode alternar seus julgamentos ora como iguais ou
diferentes; faz julgamentos de conservação e não-conservação alternada nas
diversas deformações; e pode apresentar alternância de julgamentos quando é
contra-argumentada pelo entrevistador.
As justificativas da criança são pouco explícitas e
incompletas.
O problema da “volta empírica” é resolvido corretamente pela criança.
|
Conservação
|
As quantidades são sempre julgadas iguais, usando o argumento
de “identidade”, de “reversibilidade”, ou de “compensação”.
Os julgamentos de conservação se mantêm apesar das
contra-argumentações.
|
LEMBRETE: Durante a aplicaçãio da
prova deve haver sempre um momento de confronto, em que é feita a transformação
da realidade na frente da criança. a fim de observamos de ela entendeu o processo de
conservação de números, ou fica apenas no aspectovisual dos objetos.
Para o Kit
1. Faça uma caixa bem
bonita, pode ser de papelão ou de madeira.
1. Conservação de números
Material: 11 circulos pequenos Vermelhos e 11 Círculos azuis(pode
ser tampinha de
garrafa, EVA, papelão...)
A criança recebera um saquinho com 22 fichas, explicamos a ela que as
fichas estavam divididas em dois grupos, um grupo de fichaazuis e
outro de ficha vermelha. não deixar explicita,
em momento algum, a quantidade de ficha A
criança deve, no decorre da aplicação da prova, contar a quantidade,
se julgasse necessário.
Montar uma fileira horizontalmente com as fichas azuis e pedir a
elas que montem uma fileira igual a nossa. Perguntar se há maisazuis ou
mais vermelhas.
Confronto: A transformação será feita na frente da criança, ampliando o espaço
entre as fichas azuis, perguntar novamente se hás mais
fichas azuis ou
mais fichas vermelhas.
2. conservação da Matéria
Material: Massa
de modelas de duas cores (Compre
uma caixa de modelar, pois para essa prova, usou uma vez, não pode usar novamente, pela questão do
visual)
A criança deve perceber que a mudança de formato do objeto não interfere na quantidade de matéria do qual ele é composto.
Apresentar uma caixa de massinha de modelar com seis unidades. Retirar
da caixa e
mostrar às crianças que
todas eram do mesmo tamanho. Pegar uma massinha amarela
e outra vermelha (ou outra cor) e fazer duas bolinhas iguais. Em seguida,
perguntar à criança em qual das duas bolinhas elas acham que há mais massinha.
Confronto: Realizar a transformação, na frente das
crianças: pegar a bolinha amarela e fazer no formato de bolinha. Perguntamos se
há mais massinha na
bolinha vermelha ou
na cobrinha amarela.
Verificar se as crianças compreendem a prova de conservação damatéria, e as transformações ocorridas
perante seus olhares, como acompanharão o processo de transformação.
3. Conservação de Área
Material: 2 pranchas verdes retangulares de
20x25cm (pode ser EVA, papelão pintão, papel cartão...), 8 quadrados vermelhos
de 4x4 e 2 vaquinhas (EVA, cartolina, biscuit, de plástico...).
Colocar diante das crianças duas placas para representar pastos. Dar a elas
duas vaquinhas do mesmo material. Explicar que elas
devem colocar as vaquinhas nos pastos. Pegar dois quadradosexatamente do
mesmo tamanho para representa a moita de capim que a vaquinha iria comer. Distribuir uma moita de
capim em cada pasto. Perguntar em qual dos dois pastos há mais capim.
Confronto: Pegar mais dois quadrados do mesmo tamanho e distribuir da seguinte
forma: no pastor da esquerda colocar as moitas lado a lado no sentido vertical
e no pasto da direita as duas separadas horizontalmente. Perguntar em qual há mais capim.
4. Conservação de líquidos
Material: Copo de vidro
(um copo transparente)
Pegar dois copos cilindrico do mesmo tamanho, pedir
a criança que nos ajude a medir a quantidade de água, de forma que fiquem igual
nos dois copos.
Depois de colar a água na mesma altura nos dois copos, perguntar em qual deles
há mais água.
Confronto: Pegar um copo alto e fino, transportar agua de
um dos copos iniciais para esse, em seguida interrogar em qual dos copos há
mais água.
As
crianças que responderem o copo alto e fino ainda não
conseguiram estabelecer a equivalencia entre
os líquidos dosrecipientes, o raciocino foi baseado em aspectos visuais.
5. Seriação de palitos.
Material: conjunto de 10
palitos com tamanhos diferentes (palito de sorvete)
"A seriação consiste na capacidade de organizar mentalmente
um conjunto de elementos em ordem crescente ou decrescente de tamanho,
peso ou volume." (Wadsworthm 1996)
A criança recebera palitos de diferentes tamanhos, deverão
arruma-los de menor para o maior como uma escadinha, todos juntos.
6. Inclusão de classe (esse
é o mais difícil se vc errar uma parte vc acaba
confundido a criança e não alcançado seu objetivo, já tive
essa experiência hihihi)
Material: 10 margaridas (EVA,
desenho, papelão, papel cartão), 3 rosas, 10 coelhos
O material apresentado a criança consiste em um saquinho contendo
varias flores e coelhos. Explicar que as flores estavam dividis em dois grupos:
um de flores chamadas margaridas e
outro de flores chamadas rosa.
Colocamos cinco margaridas lado
a lado e, na fileira abaixo, três rosas
lado a lado. Indagamos: Há
mais flores, mais rosas ou mais margaridas?
Depois da resposta, procure através de questionamento conhecer melhor
o pensamento da criança.
A questão seguinte será
apresentada desta forma: Se nos tirarmos uma rosa, ficaremos com menos flores,
menos rosas ou menos margaridas?
Pegar os 10 coelhos que estavam dentro do saquinho com as flores e colocar numa
mesma fileira lado a lado, logo em abaixo das rosas. Formular uma nova questão: Há mais flores,
mais roas, mais margaridas ou mais animais?
Você vai avaliar a linha de pensamento da criança, por isso perguntar o porque
da resposta.
Comentários
Postar um comentário