MODELO DE QUESTIONÁRIO PARA INSTITUIÇÃO ESCOLAR


QUESTIONÁRIO PREENCHIDO PELA PROFESSORA RESPONSÁVEL

Nome do aluno (a).............................................................................Série:...................Turno:__
Idade: ......anos e .......meses Data de nascimento..........................................

INFORMAÇÕES DO(A) PROFESSOR(A) INFORMANTE:

Nome:______________________________________________________________________
E-mail:_____________________________________________________________________
Assinatura:__________________________________________________________________

INFORMAÇÕES DA ESCOLA:

Nome______________________________________________________________________
Endereço:_______________________________________________________________________
cep:_______________telefone:_________________________
Coordenador(a):______________________________________________________________
E-mail:_____________________________________________________________________
Diretor(a): __________________________________________________________________
E-mail:_____________________________________________________________________


Rio de Janeiro, ______ de ________________________2012.


FATORES INTELECTUAIS

1- Sabe seguir instruções dadas individualmente?................

2- Sabe seguir instruções dadas coletivamente?...................

3- Tem espírito de iniciativa?..................

4- Pede informações e sabe recebê-las?................

5- Acompanha histórias e sabe reproduzi-las?....................

6- Assimila e aplica o que é ensinado?.....................

7- Tem desejo de aprender?.......................

8- Consegue expressar seus pensamentos?..........................

9- Necessita de auxílio para realizar as tarefas escolares?....................

10- Necessita de recuperação paralela?...................

11- Sua compreensão é rápida?...........................

12- Qual o seu raciocínio? (abstrato ou concreto) .............................................

13- Tem dificuldade de memorizar?.............................

14- Tem alguma dificuldade de aprendizagem?.................Em que?............................................
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................


FATORES EMOCIONAIS e SOCIAIS

1- Apresenta ou apresentou dificuldade de adaptação?.......................

2- Aparentemente demonstra ser uma criança contente?.....................

3- Chora facilmente?........................

4- Reclama muito?.........................

5- Resolve sozinho os problemas que lhe são apresentados?...................

6- É agressivo?...........................

7- É calmo e não excessivamente instável?.........................

8- É razoavelmente pacífico, não provocando as crianças?...........................

9- É cooperador, não se negando a fazer as coisas?................................

10- É suficientemente independente, não precisando do auxílio da professora?......................

11- É suficientemente confiante, não pedindo aprovação?...........................

12- É satisfatoriamente sociável, não sendo muito egoísta ou exibicionista?................

13- Quer ser o 1º?...........................

14- Preocupa-se em tirar boas notas?............................

15- Ajusta-se facilmente à novas situações?.................................

16- Apresenta concentração necessária para tarefas escolares?.............................

17- É irrequieto em sala de aula?...........................

18- Participa normalmente de atividades em grupo?.......................

19- Sabe esperar a sua vez?.............................

20- Obedece a ordens dadas na primeira vez?......................

21- Deseja e participa de atividades que não sejam pura recreação?..........................

22- É disciplinado, lembrando de suas obrigações rotineiras (regras)?.........................

23- Conversa sobre si?................................

24- Apresenta algum comportamento diferente?............................................................

25- Apresenta algum tipo de tensão ou ansiedade?....................................................

26- Tem algum tipo de manipulação, tic ou cacoete?...................................................

27- Veste-se sozinho?.........................

28- Amarra o cadarço sozinho?...................

29- Come sozinho?.........................

30- Necessita sair várias vezes para ir ao banheiro?..........................

SITUAÇÃO PSICOMOTORA – VISUO MOTORA

1- Utiliza a mão esquerda, direita ou ambas para escrever?.......................................

2- Sua coordenação motora em relação às outras crianças é normal, melhor ou pior?..............

3- É ágil com seu corpo em atividades físicas e no recreio?.......................................

4- Ordena gravuras em seqüência lógica?..............................

5- Diferencia formas, tamanhos.? ........................................

6- Seu ritmo de trabalho é lento, normal ou rápido?..........................................

ESCRITA

1- Troca letras?...................... Quais?..........................................................................

2- Omite letras?..................... Quais?..........................................................................

3- Inverte ou deforma letras?......................... Quais?.................................................

4- Escreve de trás para frente?.................

5- Tem uma “boa caligrafia”?..................

6- Sabe ocupar corretamente a linha?......................

7- Respeita as margens?.............................

8- Usa o lápis com facilidade?.............................

9- É capaz de copiar o seu nome?..........................

10- Seus desenhos são estruturados?......................

11- Conhece a seqüência das letras do alfabeto?.......................

12- Reconhece as letras do alfabeto quando essas estão misturadas?.......................

MATEMÁTICA – RACIOCÍNIO LÓGICO

1- Conhece a seqüência dos números?................. Até quanto?................

2- Reconhece esses números dentre outros?...................

3- Escreve números espelhados (invertidos)?.................Quais?.....................

4- Realiza cálculo mental?..................Envolvendo números até 9 ou maior?..............

5- Realiza operações?........................Quais?...............................................................

6- Resolve problemas?..........................Através de que maneira?..............................

7- Compõe e decompõe numerais? .........................................

LEITURA E LINGUAGEM

1- Omite letras?........................... Quais?....................................................................

2- Gagueja?....................................

3- Troca letras?...........................Quais?......................................................................

4- Aproxima muito os olhos para fazer a leitura?.............................

5- Usa óculos?..................

6- Fala e entende bem o português?.......................

7- Em casa, fala somente o português?.................

8- Pronuncia corretamente todas as palavras?.........................

9- Seu vocabulário é ideal para sua idade?..........................

10- Fala com voz modulada e ritmo adequado?.....................




SITUAÇÃO FÍSICA

1- Já desmaiou?....................

2- Tem tonturas?...................

3- É de seu conhecimento se o aluno fez um tratamento específico?..........Qual.......................

4- Queixa de dores constantes?................... Que tipo de dores?............................

5- Qual a sua atitude frente a doenças e dores?.....................................................

6- Falta muito às aulas por motivo de saúde?...............................

7- Toma algum medicamento no horário de aula?......................Qual?......................................

8- Cai com freqüência, machucando-se?........................

9- É “estabanado”.....................

10- Participa com desenvoltura das aulas de educação física?.....................

11- É ágil com seu grupo em atividades físicas, recreio, corridas...?.........................

12- Como é sua postura ao sentar-se na carteira? ....................................................

13- E a postura ao realizar as atividades propostas?................................................

SITUAÇÃO FAMILIAR

1- Fala da família?.....................

2- Denota alguma preocupação específica?...........................

3- De que maneira os pais cooperam com o desenvolvimento escolar de seu filho?
.......................................................................................................................................

4- Os pais comunicam-se com a direção e coordenação?................................

5- Os pais freqüentam as reuniões na escola?...........................

6- Justificam as faltas?.......................

7- São de fácil contato?.............................São de fácil diálogo?.............................

8- Qual a expectativa familiar a respeito do aluno?...................................................
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

9- Você tem conhecimento se o ambiente familiar proporciona ao aluno, elementos de experiências de vida, passeios, revistas, jogos, conversas?..............................

COMO O(A) PROFESSOR(A) PERCEBE O ALUNO EM SALA DE AULA?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


OUTRAS OBSERVAÇÕES
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Ginástica cerebral: exercícios que ajudam a estimular sua memória e auxiliam na aprendizagem.