8 JOGOS QUE IRÃO TORNAR AS FÉRIAS DA CRIANÇADA MAIS DIVERTIDA:

Que tal chamar a criançada para colocar a "mão na massa" e fazer das férias momentos divertidos e de muita aprendizagem? 


Sem contar que fazendo isso, dará a oportunidade a eles de colocar a criatividade pra fora e poderá trabalhar a atenção, concentração, orientação espacial, percepção visual e  raciocínio lógico. Além de ser muito divertido!

Abaixo algumas dicas de jogos feito com materiais recicláveis:

1) Acerte na lata: Com latas usadas, de extrato de tomate ou outros, você consegue fazer um personalizado e divertido jogo.  Escolhendo o personagem que desejar ou o da preferência da criançada, fica legal se você colocar atrás da lata um número, assim se jogar em grupo, aquele que acertar a maior quantidade  (soma), ganha a brincadeira. Escolha uma bola pequena, mas que tenha um certo peso.


2) Jogo de dama: Faça uma base em MDF / PAPELÃO / EVA ou CARTOLINA, e utilize tampas de garrafas pet ou de suco. Utilize a criatividade e bom jogo!!


3) Boliche de garrafa Pet: Garrafas pet's vazias, enfeite conforme a preferência, coloque pedrinhas ou algo que de um peso para que elas fiquem em pé. Compre uma bolinha ou fabrique vc mesmo, com massa de modelar ou papel marche.



4) Jogo da memória: Utilizando embalagem de leite, após recortar um quadrado do tam. da sua preferência, pinte um dos lados e cole a figurinha que desejar e por dentro cole numerais ou imagens repetidas. É diversão garantida!!


 Outra versão do jogo da memória:
5) Jogo das letras e palavras: Utilizando tampas de garrafa pet, tinta guache, papel ofício e canetinha você consegue criar um jogo super bacana e que ajuda no processo da aquisição da leitura e escrita. Uma dica você pode dividir este jogo em vários níveis. Veja:

A. Peça que a criança organize em ordem alfabética e identifique as letras;
B. Faça pequenos cartões com palavra ou figuras (dependendo do nível da escrita da criança) coloque dentro de um saco e peça que ela pegue um. A figura ou palavra que ela pegar deverá montar através do jogo;
C.  Depois peça que ela registre escrevendo em um papel;
D. Poderá formar frases também.


6) Jogo da velha: Utilizando bandejas de isopor (aquelas de mercado), fita adesiva colorida e algumas tampas de garrafa pet, montamos um prático jogo da velha. Quem quiser caprichar pode pintar  a bandeja de tinta guache.


7) Acerte o alvo: Utilize o rolo de papelão (daqueles papéis absorvente de gordura), uma base para colar estes rolos (pode ser tampa da lata de extrato de tomate ou nescau ou até mesmo um recorte de prato plástico), e argolas de plásticos. Enfeite da forma que preferi os rolos e aproveite a brincadeira. Ganha que conseguir acertar com a argola o alvo.


8) Quebra cabeça de palito de picolé: Compre um saquinho de palitos, coloque 10 palitos lado a lado, faça de um lado a base, passe uma fita durex larga para que o palito não descole enquanto você ou a criançada faz o desenho. Se preferir, faça um risco e de para criança colocar em cima, assim fica mais fácil. Pinte e espere secar. Depois que secar basta remover a fita e embaralhar e dar para a criança montar. Fica muito divertido! 


Por Karla Carvalho



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico