Como ajudar uma criança com dificuldades na escrita,utilizando o alfabeto móvel!
Olá pessoal,
Hoje venho compartilhar com vocês, uma atividade que realizei durante o atendimento psicopedagógico. A criança em questão, tem dificuldades com a leitura e escrita, e também apresenta momentos de distração.
Resolvi utilizar o recurso lúdico, objetivo da psicopedagogia, para ajudá-lo a superar suas dificuldades.
Objetivo:
Realizar o trabalho através do lúdico, utilizando recursos que ajudem na construção da leitura e escrita. Trabalhando a atenção e concentração, dentro do contexto. Antes de iniciar a atividade, solicitar que a criança esteja atenta e concentrada, durante a atividade.
Instrumento utilizado:
- Alfabeto móvel, folha de ofício, lápis, borracha e apontador, dicionário impresso ou computador.
Proposta:
- Realizar uma lista, com pelo menos 5 atividades que a criança mais gosta de fazer.
Aplicação:
- Solicitar que realize uma lista escrita a mão utilizando folha de ofício ou almaço .
- Depois, retira-se a lista, e pede que a criança escreva utilizando o alfabeto móvel, os itens que tinha escrito na lista.
- Dessa forma, irá trabalhar a atenção e concentração, fazendo que lembre os itens escritos na lista.
- A quantidade de itens, pode ser aumentada de acordo com a idade e do grau de dificuldade que queira ser trabalhado.
Registro:
Durante a aplicação da prova, foi observado que a criança teve um pouco de dificuldades para lembrar os itens escritos, após alguns minutos, ela conseguiu lembrar e escrever, utilizando o alfabeto móvel.
Foi observado que a mesma, escreveu inicialmente algumas palavras com fonemas trocados, letra invertida, e omissão de letras. Após, solicitar que observasse o material escrito a mesma identificou o erro . Quanto a troca de fonemas, foi sugerido que realizasse uma pesquisa no computador, utilizando um site de busca, para verificar se a escrita estava realmente errada, utilizou-se o dicionário on-line. Após ter realizado a consulta, o mesmo verificou onde estava o erro, e substituiu o fonema.
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