BRINCADEIRAS DE FÉRIAS!! ADOLESCENTES...
Dando
continuidade às sugestões de brincadeiras para as férias. O papo agora é com a galera
de 13 anos para cima.
Pode parecer
que eles já estão grandes demais para a brincadeira, mas que tal incentivar a
prática, não é mesmo? Afinal, adolescência também é sinônimo de alegria,
divertimento, casa cheia de amigos e, para os pais, esta é uma ótima
oportunidade de conhecer os amigos (e os pais dos amigos) de seus filhos, estar
mais próximo deles, aproveitando para entendê-los melhor, saber o que eles
gostam, e, porque não, ter bons momentos ao lado da moçada que ficarão marcados
para sempre.
Peça auxílio
dos seus filhos (que serão os anfitriões) para preparar lanches, pipoca, um
bolo e suco ou refrigerante. A diversão vai começar!
Stop:
Material:
Papel e caneta.
Regras:
Em conjunto, os jogadores
escolherão as categorias que o jogo deve conter geralmente vão nome, cor,
local, objeto,comida, profissão,marca, ator, cantor (ou conjunto musical),
filme e qualquer uma que você achar interessante.
Quando todos estiverem prontos,
sorteia-se uma letra. Todos devem encontrar e escrever palavras que iniciem com
a letra escolhida em cada categoria. O primeiro que completar todas as
categorias com a letra escolhida grita STOP e todos os outros devem parar de
escrever imediatamente.
Todos compartilham o que
escreveram em cada categoria e pontuam da seguinte forma:
10 pontos: palavra inédita na
categoria (nenhum outro participante lembrou da mesma palavra)
5 pontos: a categoria está
preenchida, mas a palavra foi igual a de outro participante.
0 ponto: categoria na qual o
participante não completou com a palavra.
Esta contagem deve ser feita após
cada compartilhamento de palavra. Ao fim do jogo, somam-se as pontuações
obtidas em cada sequência de letras.
Vence a partida quem acumular
mais pontos ao fim do jogo.
O que trabalha?
Tolerância à frustração (ganhar,
perder);
Freio inibitório (para parar de
escrever na hora certa);
Estratégia (escrever primeiro o
que já sabe, abreviar a palavra...)
Memória de longo prazo (para
lembrar as palavras que iniciam com a letra escolhida em cada categoria)
Agilidade mental e na escrita (
há a necessidade de ser rápido para completar tudo antes dos colegas e fazer
mais pontos).
Cálculo mental ( é preciso somar
os pontos a cada rodada).
Jogos de tabuleiro, cartas
Material:
Há muitos jogos de tabuleiro
disponíveis no mercado. Alguns ainda a venda, fizeram parte da adolescência dos
pais dos adolescentes de hoje. Que delícia poder ter os filhos e amigos juntos para reviver os velhos tempos! War
(jogo de estratégia de guerrilha e conquista de territórios), UNO (jogo de
cartas), Cai não cai (jogo de palitos e bolas de gude), Scotland Yard (para
resolução de casos policiais),dama, xadrez,dominó, baralho,Master (jogo de
perguntas e respostas), Perfil (para descobrir que pessoa ou objeto através de
dicas), entre uma infinidade de outros
Regras:
Cada um tem em sua embalagem as
regras do jogo.
O que trabalha?
Tolerância à frustração (ganhar,
perder)
Trabalho em grupo (a brincadeira fica
mais divertida se formarem-se grupos para que possam competir.
Leitura, interpretação de texto e
raciocínio: todos eles tem um objetivo final que deve ser perseguido para que
se vença.
Advinhe se puder:
Material:
Lápis e papel
Regras:
Pode se jogar em duo ou em
equipes, o que fica mais divertido. Cada
time ou participante deve escolher uma coisa para desenhar e o outro time deve
advinhar o que foi desenhado.Quem desenhou deve ajudar o time adversário a
acertar fazendo mímica ou desenhando mais coisas que tem a ver com o desenho
inicial para dar as dicas. Mas sem dizer nenhuma palavra e sem fazer sons.
Ganha o jogo quem conseguir
acertar mais coisas que foram desenhadas.
O que trabalha?
Criatividade
Imaginação
Trabalho em equipe
Campeonato de vídeo-game:
Terror dos pais, tios, madrinhas
e amigos mais velhos desta geração, desde que não seja a única diversão
aproveitada pelas crianças ele pode ser um aliado bem divertido.
Material:
Vídeo game
Regras:
As regras vem em cada jogo.
Melhor ainda se forem de plataformas que permitam que, ao jogar, as crianças
possam dar socos no ar (como o boxe) pular, dançar...Mexer o corpo durante a
execução da brincadeira.
O que trabalha?
Agilidade mental
Estratégia
Trabalho em equipe
As férias ainda estão no meio!!!Vamos
brincar!
CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E
ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui
CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E
ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui
Comentários
Postar um comentário