Os benefícios das aulas de artes

Vamos continuar o bate papo sobre a importância de algumas disciplinas escolares que nem todos dão a devida atenção. A aula de Artes é uma delas. Algumas vezes até retirada (ou com  a carga horária bem reduzida) já no Fundamental 2 e no Ensino Médio muitas vezes é raridade. Mas por que todo este afastamento da grade curricular?

Mas no que esta matéria poderia colaborar para a aprendizagem? Em muitas coisas!  Bem, para os pequeninos é fundamental. Trabalha a coordenação motora fina, promove o movimento e a posição correta da “pegada” do lápis tão importante para a escrita, exercita a noção de espaço, permite conhecer novas texturas e cores. E quanto maior for a criança, mais benefícios aparecem! A Arte permite contar a História de maneira diferente! Ajuda a trabalhar a matemática através das formas dos desenhos. Usa e abusa da criatividade com suas infinitas técnicas (e quanto a criatividade nos ajuda a solucionar os problemas da vida adulta!!), além disso, desenvolve o pensamento crítico através da apreciação das obras dos artistas. (em tempo – pensamento crítico não se refere apenas a criticar o que não se gosta, mas sim , ao conhecimento e a construção de argumentos tão necessários numa tomada de decisão, por exemplo, conceito este muito exigido em nossos vestibulares).




E não para por aí! A tão renegada disciplina ajuda no relaxamento mental, diminui o estresse (tão comum em qualquer fase de nossa vida – da infância à velhice), promove um maior contato entre as pessoas e, por muitas vezes, até ajuda nas finanças das famílias. Então, ela não deveria estar inclusa, do berçário ao ensino médio? Não deveria merecer ser estrela de encontros entre alunos, pais e comunidade ao redor da escola, colocando a crianças para desenharem e colorirem seu bairro por exemplo aprendendo também os conceitos de  civilidade, de manter o que é público e conhecer melhor a vizinhança?


Pense melhor e analise o quanto esta disciplina pode ser importante na vida escolar e na formação de seu filho. Exija da escola importância devida à Arte e aproveite para dar uma chance ao artista que mora em você. Pintar, fazer crochê, bordar, desenhar... não importa. Use e abuse da arte você também!

A A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E

 ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico