Como ajudar na memorização e na aprendizagem das crianças?

Toda família sabe o caos que se instala nas casas na hora de fazer a lição de casa. Choramingos, interrupção sistemática, procrastinação e para coroar tudo isso vem as brigas, discussões, desgastando as relações familiares.
O fato é que a lição de casa ajuda (ou deveria ajudar) na memorização dos conceitos trabalhados em sala de aula. Mas será que a tarefa apenas repetindo uma quantidade exagerada de exercícios é eficaz? Por um lado sim, a repetição ajuda no processo de memorização, mas há outras maneiras que podem ajudar a criança e ao jovem a memorizarem o que aprenderam.
Obviamente, a memorização começa na sala de aula. O professor deve entreter o aluno fazendo com que eles prestem atenção nas aulas. Mas como? Que tal um filme, uma discussão de texto de jornais ou revistas, feitio de maquetes, rimas, músicas, há tantas possibilidades!!



Tudo que nos faz sentido, tem significado, é melhor aprendido. Que tal seria aprender matemática ou trigonometria construindo um estádio de futebol, planejando moradia populares ou até construindo uma casinha para os cães abandonados? Seria bem mais fácil aceitar aquelas horrorosas fórmulas não?
Mas e em casa, como ajudar? Bem algumas ações que ajudam bastante a memória começam por boas noites de sono e rotina para estudar. Mas é algo que deve ser ensinado desde cedo e se complica de ser seguido na adolescência, onde tantos outros interesses se avizinham na mente dos jovens.
Que tal tentar bater um papo sobre a matéria estudada? Deixe seu filho ler e discuta com ele sobre o que aprendeu. Se você tem dúvidas sobre a matéria, pergunte a ele, veja se consegue lhe explicar e sanar sua questão. Dá para aprender também física ou matemática ao fazer uma reforma na casa e precisar comprar tinta ou pisos, ao se ferver uma água, ao lembrar de um tombo que se levou ao andar de skate ao entrar numa inclinação incorreta na rampa.
Tudo pode gerar conhecimento! Basta ser curioso,  aceitar aquilo que não sabemos mas ter vontade de aprender e buscar novas informações. Para aprender e memorizar  a curiosidade ajuda muito. Quando as crianças perguntarem e quase nos afogarem com suas indagações, se não sabe como respondê-las,vá com elas buscar as respostas. Livros, internet, ou buscar ajuda de especialistas ajuda muito.
Não deixe o desejo de conhecer morrer. Não mostre que quem gosta de estudar é babaca. Que quem gosta de ler é nerd. Que só “se dá bem” quem não estuda. A criança dará importância ao seu exemplo e não ao que você diz a ela.


CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E






 ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico