A importância do brincar

As férias chegaram. E com ela, promessas de menos horários a cumprir, mais tempo de divertimento. Mas... Como será este divertimento se nem sempre os pais estão em casa ou podem viajar?

Mas quem se importa com isso se as crianças amam os tablets, os jogos de computador, os games ou ainda acompanham vidradas os vídeos do You Tube? Bem não necessariamente o brincar tem que estar restrito apenas a jogos eletrônicos. Eles podem fazer parte da diversão, porém não podem ocupar a maior parte do tempo destinado ao brincar.

Mas, por quê? O brincar envolve vários processos importantíssimos para o crescimento saudável da criança, entre eles:

1. Poder vivenciar papéis que ocupará no futuro ao cuidar de uma casa,  de uma criança, ter uma profissão (bem exercitado em brincadeiras de casinha, por exemplo)

2. Para aprender melhor, a criança precisa exercitar e conhecer seu corpo. Aspectos importantes como força muscular, precisão de movimentos, conhecimento de esquerda e direita, de fundamental importância no processo de alfabetização por exemplo, são muito vivenciados nas brincadeiras, como futebol, corre cotia, esconde esconde, entre milhares de outras possibilidades;

3. Na brincadeira com outras crianças de qualquer idade, os pequenos aprendem a lidar com o ganhar ou perder, a negociar, lidar com frustrações, a reconhecer os seus sentimentos e o dos outros e descobrem possibilidades e dificuldades em si mesmo e nos colegas . Isso não é muito necessário para sua futura vida pessoal e profissional?

4. Nem é preciso comentar o quanto exercícios físicos são uma poupança bem positiva para a saúde física no futuro de seu filho, não é? A cada dia mais acompanhamos crianças com pressão alta, colesterol elevado,  obesidade, diabetes... Se para um adulto estas condições de saúde já são difíceis, imagine para uma criança.




5. Ajuda a construir boas lembranças da infância. Quem de nós não tem a memória de uma brincadeira, um colega, um primo da infância... Muitas vezes nos pegamos lembrando destas cenas, que nos traz alento num dia ruim, nos permite até refazer as amizades que o tempo deixou para trás. Que lembranças e estórias terá para contar para seus filhos, netos e afilhados uma criança que só teve acesso a brincadeiras solitárias diante de computadores?

Poderíamos ficar aqui muito tempo conversando sobre estes benefícios, não é mesmo? Mas vou fazer diferente. Durante o mês de julho darei dicas de brincadeiras para acriançada aproveitar! Sempre é bom que um adulto os acompanhe, principalmente os mais pequeninos, seja para brincar junto ou ajudar em alguma necessidade. Lembrando que em mês de férias acidentes com crianças tem seu número bem aumentado!

Coloque a criança que existe em você para fora! Ela a ajudará a resolver muitos problemas da idade adulta, além de te ajudar a relaxar no dia a dia, você vai ver!

Boas férias!

CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E





 ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico