O estímulo na fase da infância

A palavra que mais ouvimos neste momento é ESTIMULAR, mas o que significa realmente?

Estimular é o mesmo que despertar o ânimo, incentivar, encorajar.

Será que uma criança que recebe estímulos adequados, se desenvolve mais que outra que não recebe?

Pois bem, a realidade é que se observarmos, as crianças estão a todo momento recebendo estímulos, consciente ou inconsciente. Sem contar que a internet é uma porta aberta para estimular as crianças, o único perigo, é estar atento ao conteúdo no qual elas estão recebendo.

Mas sem perder o foco, vamos falar mais sobre este tema e posteriormente citar um menino muito fofo, que hoje, esteve no programa de televisão Mais você, da apresentadora Ana Maria Braga, cujo nome é Theo.

Os estímulos do meio ambiente mudaram o nosso QI. As crianças de hoje têm mais acesso à informação, uma melhora da alimentação (isto faz com que o cérebro tenha melhora na capacidade de aprendizagem) e o aumento da escolarização.
Existem algumas formas de estimular a criança. Por exemplo, quando o bebê ainda estiver na barriga, leia para ele, converse, demonstre afeto e ouça música. Leia, faça contato visual com a criança, tente torna-la o mais independente que ela conseguir. Brinque muito! A brincadeira usa linguagem corporal, social, visual, estimula a percepção da criança dentro do seu ambiente, o que favorece o desenvolvimento. Coloque a criança para fazer atividade física e estimule-a a aprender um instrumento musical.
O pediatra explica que o tempo que uma criança tem para desenvolver uma habilidade varia muito, por isso os pais não devem comparar seus filhos com os outros e sim com eles mesmos.
Mas é importante ficar de olho e observar sempre o comportamento da criança para perceber se há algum atraso de aprendizado que deve ser relatado ao médico. Quanto mais cedo for detectada uma falha no desenvolvimento, mais rápida será a intervenção e a possibilidade de melhora da criança.
Voltando ao caso do menino Theo, da reportagem do programa Mais você, selecionamos o vídeo (link) do  Programa Mais você  para que possam ver, como o estímulo adequado influencia diretamente no desenvolvimento da criança, claro que cada criança é de um jeito e irá corresponder de uma maneira.
Vale a pena ver, ele é um menino encantador e muito esperto!! :)

Obs: Para visualizar o vídeo clique em cima de Programa Mais você (acima).




Fontes: Globo.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico