EOCA


EOCA - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem

A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) é um instrumento inspirado na psicologia social de Pichon-Rivière, nos postulados da psicanálise e no método clínico da escola de Genebra foi idealizado por Jorge Visca e é um instrumento de uso simples que avalia em uma entrevista a aprendizagem. (BOSSA, 2007.p.46)

Uma forma de primeira sessão diagnóstica é proposta por Jorge Visca (1987, p. 72) através da EOCA. "Em todo momento, a intenção é permitir ao sujeito construir a entrevista de maneira espontânea, porém dirigida de forma experimental. Interessa observar seus conhecimentos, atitudes, destrezas, mecanismos de defesas, ansiedades, áreas expressão da conduta, níveis de operatividade, mobilidade horizontal e vertical etc”. (Weiss apud Visca, 2007, p. 57).

As propostas a serem feitas na E.O.C.A, assim como o material a ser usado, vão variar de acordo com a idade e a escolaridade do paciente. O material comumente usado para criança é composto numa caixa a onde o paciente encontrará vários objetos, sendo alguns deles relacionados à aprendizagem, tais como, cola, tesoura, papel sulfite branco e colorido, papel crepom e seda, coleção, cola colorida, livros de leituras, revistas para recorte e colagem e diversos outros materiais.

O objetivo da caixa é dar ao paciente a oportunidade de explorá-la enquanto o psicopedagogo o observa, nesse momento serão observados alguns aspectos da criança como: a sua reação, organização, apropriação, imaginação, criatividade, preparação, regras utilizadas, etc.

De um modo geral, usam-se propostas do tipo: “Gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, o que lhe ensinaram e o que você aprendeu”, “Esse material é para que você o use como quiser”, “Você já me mostrou como lê e desenha, agora eu gostaria que você me mostrasse outra coisa”.

Durante a realização da sessão, é necessário observar três aspectos:

• A temática, que envolverá o significado do conteúdo das atividades em seu aspecto manifesto e late

• A dinâmica, que é expressa através da postura corporal, gestos, tom de voz, modo de sentar, e manipular os objetos etc.;
• O produto feito pelo paciente, que será a escrita, o desenho, as contas, a leitura etc., permitindo assim uma primeira avaliação do nível pedagógico.

A partir da análise desses três aspectos, o autor propõe que se trace o primeiro sistema de hipóteses para continuação do diagnóstico.

REFERÊCIA:

WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia Clínica – Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 13 ed. Ver. E aml: RJ Lamparina.2003.
EOCA - ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM

Nome:__________________________________________________________

Idade:________

Gostaria que você mostrasse o que sabe fazer, o que te ensinaram e o que aprendeu...

Escolaridade do aluno: _______________________________________________________________

Alguma repetência? ( ) sim ( ) não
Qual?__________________________________________________________

Disciplina favorita? _______________________________________________________________

Por quê? _______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Desde quando?__________________________________________________

Disciplina de que não gosta?________________________________________

Por quê?________________________________________________________

_______________________________________________________________

Desde quando?__________________________________________________

Disciplina(s) indiferente(s)__________________________________________

Sempre foram essas? ( ) sim ( ) não

Por quê?________________________________________________________

O que deseja fazer quando

crescer?___________________________________________

Por quê?________________________________________________________

_______________________________________________________________

Como foi sua entrada na escola atual?________________________________

_______________________________________________________________

Teve outras? ( ) sim ( ) não Como foi?_________________________________

_______________________________________________________________

Você sabe por que está aqui comigo hoje? ( ) sim ( ) não

O que achou da idéia?_____________________________________________

Você quer estar aqui ou veio porque sua mãe, o colégio ou o seu professor o obrigou?
_______________________________________________________________

Eles têm razão? ( ) sim ( ) não

Se pudesse e tivesse que fazer algo para um aluno que se parecesse com você em sala de aula, o que aconselharia, a fazerem:

Aos pais:_______________________________________________________

_______________________________________________________________

Aos professores:__________________________________________________

_______________________________________________________________

Você gosta de:

Use este material, se precisar para mostrar-me o que você sabe a respeito do que sabe fazer, do que lhe ensinaram e o que aprendeu. Desenhe, escreva, faça alguma coisa que lhe venha à cabeça.

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO

Marque as questões observadas

Em relação à temática:
(  ) fala muito durante todo o tempo da sessão
(  ) fala pouco durante todo o tempo da sessão
(  ) verbaliza bem as palavras
(  ) expressa com facilidade
(  ) apresenta dificuldades para se expressar verbalmente
(  ) fala de suas idéias, vontades e desejos
(  ) mostra-se retraído para se expor
(  ) sua fala tem lógica e sequência de fatos
(  ) parece viver num mundo de fantasias
(  ) tem consciência do que é real e do que é imaginário
(  ) conversa com o terapeuta sem constrangimento
Observação:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

Em relação à dinâmica (consiste em tudo que o cliente faz)
(  ) o tom de voz é baixo
(  ) o tom de voz é alto
(  ) sabe usar o tom de voz adequadamente
(  ) gesticula muito para falar
(  ) não consegue ficar assentado
(  ) tem atenção e concentração
(  ) anda o tempo todo
(  ) muda de lugar e troca de materiais constantemente
(  ) pensa antes de criar ou montar algo
(  ) apresenta baixa tolerância à frustração
(  ) diante de dificuldades desiste fácil
(  ) tem persistência e paciência
(  ) realiza as atividades com capricho
(  ) mostra-se desorganizado e descuidado
(  ) possui hábitos de higiene e zelo com os materiais
(  ) sabe usar os materiais disponíveis, conhece a utilidade de cada um
(  ) ao pegar os materiais, devolve no lugar depois de usá-los
(  ) não guarda o material que usou
(  ) apresenta iniciativa
(  ) ocupa todo o espaço disponível
(  ) possui boa postura corporal
(  ) deixa cair objetos que pega
(  ) faz brincadeiras simbólicas
(  ) expressa sentimentos nas brincadeiras
(  ) leitura adequada à escolaridade
(  ) interpretação de texto adequada à escolaridade faz cálculos
(  ) escrita adequada à escolar

Observação:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Em relação ao produto (é o que o sujeito deixa registrado no papel)
(  ) desenha e depois escreve
(  ) escreve primeiro e depois desenha
(  ) apresenta os seus desenhos com forma e compreensão
(  ) não consegue contar ou falar sobre os seus desenhos e escrita
(  ) se nega a descrever sua produção para o terapeuta
(  ) sente prazer ao terminar sua atividade e mostrar
(  ) demonstra insatisfação com os seus feitos
(  ) sente-se capaz para executar o que foi proposto
(  ) sente-se incapaz para executar o que foi proposto
(  ) os desenhos estão no nível da idade do entrevistado
(  ) prefere matérias que lhe possibilite construir, montar criar’
(  ) fica preso no papel e lápis
(  ) executa a atividade com tranqüilidade
(  ) demonstra agressividade de alguma forma em seus desenhos e suas criações ou no comportamento
(  ) é criativo(a)

Observação:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

Conclusão:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico