EOCA
EOCA - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem
A Entrevista Operativa Centrada na
Aprendizagem (EOCA) é um instrumento inspirado na psicologia social de
Pichon-Rivière, nos postulados da psicanálise e no método clínico da escola de
Genebra foi idealizado por Jorge Visca e é um instrumento de uso simples que
avalia em uma entrevista a aprendizagem. (BOSSA, 2007.p.46)
Uma forma de primeira sessão diagnóstica é
proposta por Jorge Visca (1987, p. 72) através da EOCA. "Em todo momento,
a intenção é permitir ao sujeito construir a entrevista de maneira espontânea,
porém dirigida de forma experimental. Interessa observar seus conhecimentos,
atitudes, destrezas, mecanismos de defesas, ansiedades, áreas expressão da
conduta, níveis de operatividade, mobilidade horizontal e vertical etc”. (Weiss
apud Visca, 2007, p. 57).
As propostas a serem feitas na E.O.C.A, assim
como o material a ser usado, vão variar de acordo com a idade e a escolaridade
do paciente. O material comumente usado para criança é composto numa caixa a
onde o paciente encontrará vários objetos, sendo alguns deles relacionados à
aprendizagem, tais como, cola, tesoura, papel sulfite branco e colorido, papel
crepom e seda, coleção, cola colorida, livros de leituras, revistas para
recorte e colagem e diversos outros materiais.
O objetivo da caixa é dar ao paciente a
oportunidade de explorá-la enquanto o psicopedagogo o observa, nesse momento
serão observados alguns aspectos da criança como: a sua reação, organização,
apropriação, imaginação, criatividade, preparação, regras utilizadas, etc.
De um modo geral, usam-se propostas do tipo:
“Gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, o que lhe ensinaram e o que
você aprendeu”, “Esse material é para que você o use como quiser”, “Você já me
mostrou como lê e desenha, agora eu gostaria que você me mostrasse outra
coisa”.
Durante a realização da sessão, é necessário
observar três aspectos:
• A temática, que envolverá o significado do
conteúdo das atividades em seu aspecto manifesto e late
• A dinâmica, que é expressa através da
postura corporal, gestos, tom de voz, modo de sentar, e manipular os objetos
etc.;
• O produto feito pelo paciente, que será a
escrita, o desenho, as contas, a leitura etc., permitindo assim uma primeira
avaliação do nível pedagógico.
A partir da análise desses três aspectos, o
autor propõe que se trace o primeiro sistema de hipóteses para continuação do
diagnóstico.
REFERÊCIA:
WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia
Clínica – Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 13 ed.
Ver. E aml: RJ Lamparina.2003.
EOCA - ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM
Nome:__________________________________________________________
Idade:________
Gostaria que você mostrasse o que sabe fazer, o que
te ensinaram e o que aprendeu...
Escolaridade do aluno: _______________________________________________________________
Alguma repetência? ( ) sim ( ) não
Qual?__________________________________________________________
Disciplina favorita? _______________________________________________________________
Por quê? _______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Desde quando?__________________________________________________
Disciplina de que não
gosta?________________________________________
Por
quê?________________________________________________________
_______________________________________________________________
Desde quando?__________________________________________________
Disciplina(s)
indiferente(s)__________________________________________
Sempre foram essas? ( ) sim ( ) não
Por
quê?________________________________________________________
O que deseja fazer quando
crescer?___________________________________________
Por
quê?________________________________________________________
_______________________________________________________________
Como foi sua entrada na escola atual?________________________________
_______________________________________________________________
Teve outras? ( ) sim ( ) não Como foi?_________________________________
_______________________________________________________________
Você sabe por que está aqui comigo hoje? ( ) sim ( )
não
O que achou da
idéia?_____________________________________________
Você quer estar aqui ou veio porque sua mãe, o
colégio ou o seu professor o obrigou?
_______________________________________________________________
Eles têm razão? ( ) sim ( ) não
Se pudesse e tivesse que fazer algo para um aluno que
se parecesse com você em sala de aula, o que aconselharia, a fazerem:
Aos pais:_______________________________________________________
_______________________________________________________________
Aos professores:__________________________________________________
_______________________________________________________________
Você gosta de:
Use este material, se precisar para mostrar-me o que
você sabe a respeito do que sabe fazer, do que lhe ensinaram e o que aprendeu.
Desenhe, escreva, faça alguma coisa que lhe venha à cabeça.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO
Marque as questões observadas
Em relação à temática:
( ) fala muito
durante todo o tempo da sessão
( ) fala pouco
durante todo o tempo da sessão
( ) verbaliza
bem as palavras
( ) expressa
com facilidade
( ) apresenta
dificuldades para se expressar verbalmente
( ) fala de
suas idéias, vontades e desejos
( ) mostra-se
retraído para se expor
( ) sua fala
tem lógica e sequência de fatos
( ) parece
viver num mundo de fantasias
( ) tem
consciência do que é real e do que é imaginário
( ) conversa
com o terapeuta sem constrangimento
Observação:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Em relação à dinâmica (consiste em tudo que o cliente
faz)
( ) o tom de
voz é baixo
( ) o tom de
voz é alto
( ) sabe usar
o tom de voz adequadamente
( ) gesticula
muito para falar
( ) não
consegue ficar assentado
( ) tem
atenção e concentração
( ) anda o
tempo todo
( ) muda de
lugar e troca de materiais constantemente
( ) pensa
antes de criar ou montar algo
( ) apresenta
baixa tolerância à frustração
( ) diante de
dificuldades desiste fácil
( ) tem persistência
e paciência
( ) realiza as
atividades com capricho
( ) mostra-se
desorganizado e descuidado
( ) possui
hábitos de higiene e zelo com os materiais
( ) sabe usar
os materiais disponíveis, conhece a utilidade de cada um
( ) ao pegar
os materiais, devolve no lugar depois de usá-los
( ) não guarda
o material que usou
( ) apresenta
iniciativa
( ) ocupa todo
o espaço disponível
( ) possui boa
postura corporal
( ) deixa cair
objetos que pega
( ) faz
brincadeiras simbólicas
( ) expressa
sentimentos nas brincadeiras
( ) leitura
adequada à escolaridade
( )
interpretação de texto adequada à escolaridade faz cálculos
( ) escrita
adequada à escolar
Observação:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Em relação ao produto (é o que o sujeito deixa
registrado no papel)
( ) desenha e
depois escreve
( ) escreve
primeiro e depois desenha
( ) apresenta
os seus desenhos com forma e compreensão
( ) não
consegue contar ou falar sobre os seus desenhos e escrita
( ) se nega a
descrever sua produção para o terapeuta
( ) sente
prazer ao terminar sua atividade e mostrar
( ) demonstra
insatisfação com os seus feitos
( ) sente-se
capaz para executar o que foi proposto
( ) sente-se
incapaz para executar o que foi proposto
( ) os
desenhos estão no nível da idade do entrevistado
( ) prefere
matérias que lhe possibilite construir, montar criar’
( ) fica preso
no papel e lápis
( ) executa a
atividade com tranqüilidade
( ) demonstra
agressividade de alguma forma em seus desenhos e suas criações ou no
comportamento
( ) é
criativo(a)
Observação:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Conclusão:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Obrigada me ajudou muito.
ResponderExcluirQue bom, fico feliz em contribuir!!
Excluir