AUTISMO
O que é?
Autismo é uma desordem
na qual uma criança jovem não pode desenvolver relações sociais normais, se
comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve
inteligência normal.
O autismo é uma
patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas
crianças com autismo também tenham essas doenças.
Sinais de autismo
normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de
idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em
meninas.
Causas:
A causa do autismo não
é conhecida. Estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem pode ser, em
parte, genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em
um. Embora a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem
estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou
doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de
enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica).
Sintomas e diagnóstico:
Uma criança autista
prefere estar só, não forma relações pessoais íntimas, não abraça, evita
contato de olho, resiste às mudanças, é excessivamente presa a objetos
familiares e repete continuamente certos atos e rituais. A criança pode começar
a falar depois de outras crianças da mesma idade, pode usar o idioma de um modo
estranho, ou pode não conseguir - por não poder ou não querer - falar nada.
Quando falamos com a criança, ela freqüentemente tem dificuldade em entender o
que foi dito. Ela pode repetir as palavras que são ditas a ela (ecolalia) e
inverter o uso normal de pronomes, principalmente usando o tu em vez de eu ou
mim ao se referir a si própria.
Sintomas de autismo em
uma criança levam o médico ao diagnóstico, que é feito através da observação.
Embora nenhum teste específico para autismo esteja disponível, o médico pode
executar certos testes para procurar outras causas de desordem cerebral.
A maioria das crianças
autistas tem desempenho intelectual desigual, assim, testar a inteligência não
é uma tarefa simples. Pode ser necessário repetir os testes várias vezes.
Crianças autistas normalmente se saem melhor nos itens de desempenho
(habilidades motoras e espaciais) do que nos itens verbais durante testes
padrão de Q.I. Acredita-se que aproximadamente 70 por cento das crianças com
autismo têm algum grau de retardamento mental (Q.I. menor do que 70).
Entre 20 e 40 por
cento das crianças autistas, especialmente aquelas com um Q.I. abaixo de 50,
começam a ter convulsões antes da adolescência.
Algumas crianças
autistas apresentam aumento dos ventrículos cerebrais que podem ser vistos na
tomografia cerebral computadorizada. Em adultos com autismo, as imagens da
ressonância magnética podem mostrar anormalidades cerebrais adicionais.
Uma variante do
autismo, às vezes chamada de desordem
desenvolvimental pervasiva de início na infância ou autismo
atípico, pode ter início mais tardio, até os 12 anos de idade. Assim como a
criança com autismo de início precoce, a criança com autismo atípico não
desenvolve relacionamentos sociais normais e freqüentemente apresenta
maneirismos bizarros e padrões anormais de fala. Essas crianças também podem
ter síndrome de Tourette, doença obsessivo-compulsiva ou hiperatividade.
Assim, pode ser muito
difícil para o médico diferenciar entre essas condições.
Prognóstico e
tratamento:
Os sintomas de autismo
geralmente persistem ao longo de toda a vida.
Muitos especialistas
acreditam que o prognóstico é fortemente relacionado a quanto idioma utilizável
a criança adquiriu até os sete anos de idade. Crianças autistas com
inteligência subnormal - por exemplo, aquelas com Q.I. abaixo de 50 em testes
padrão - provavelmente irão precisar de cuidado institucional em tempo integral
quando adultos.
Crianças autistas na
faixa de Q.I. próximo ao normal ou mais alto, freqüentemente se beneficiam de
psicoterapia e educação especial.
Fonoterapia é iniciada
precocemente bem como a terapia ocupacional e a fisioterapia.
A linguagem dos sinais
às vezes é utilizada para a comunicação com crianças mudas, embora seus
benefícios sejam desconhecidos. Terapia comportamental pode ajudar crianças
severamente autistas a se controlarem em casa e na escola. Essa terapia é útil
quando uma criança autista testar a paciência de até mesmo os pais mais
amorosos e os professores mais dedicados.
Lista de Checagem do
Autismo:
A lista serve como
orientação para o diagnóstico. Como regra os indivíduos com autismo apresentam
pelo menos 50% das características relacionadas. Os sintomas podem variar de
intensidade ou com a idade.
Dificuldade em juntar-se com outras pessoas,
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Insistência com gestos idênticos,
resistência a mudar de rotina,
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Risos e sorrisos inapropriados,
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Não temer os perigos,
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Pouco contato visual,
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Pequena resposta aos métodos normais de
ensino,
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Brinquedos muitas vezes interrompidos,
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Aparente insensibilidade à dor,
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Ecolalia (repetição de palavras ou frases),
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Preferência por estar só; conduta reservada,
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Pode não querer abraços de carinho ou pode
aconchegar-se carinhosamente,
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Faz girar os objetos,
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Hiper ou hipo atividade física,
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Aparenta angústia sem razão aparente,
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Não responde às ordens verbais; atua como se
fosse surdo,
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Apego inapropriado a objetos,
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Habilidades motoras e atividades motoras
finas desiguais, e
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Dificuldade em expressar suas necessidades;
emprega gestos ou sinais para os objetos em vez de usar palavras.
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