PIAGET Para Piaget a criança desenha menos o que vê e mais o que sabe. Ao desenhar ela elabora conceitualmente objetos e eventos. Daí a importância de se estudar o processo de construção do desenho junto ao enunciado verbal que nos é dado pelo indivíduo. “O desenho é precedido pela garatuja, fase inicial do grafismo. Semelhantemente ao brincar, se caracteriza inicialmente pelo exercício da ação. O desenho passa a ser conceituado como tal a partir do reconhecimento pela criança de um objeto no traçado que realizou. Nessa fase inicial, predomina no desenho a assimilação, isto é, o objeto é modificado em função da significação que lhe é atribuída, de forma semelhante ao que ocorre com o brinquedo simbólico.” Fases do desenho segundo Piaget: Fonte: D escoberta de um universo: a evolução do desenho infantil , de Thereza Bordoni Garatuja : na fase sensório motora ( 0 a 2 anos) e parte da pré-operacional (2 a 7 anos). A criança demonstra extremo prazer e a figura human
Os exercícios selecionados poderão ser realizados com crianças, adolescentes, jovens e adultos. Aplique de acordo com o desempenho cognitivo do indivíduo. Os resultados são variáveis, e surgem no tempo individual de cada um. Algumas pessoas respondem mais rápidos aos estímulos, outras mais devagar. Em média, após 6 meses de estimulação, foi percebido bons resultados. Teste das cores O teste das cores consiste numa matriz com palavras e cores. As palavras correspondem ao nome das cores, por exemplo: "Azul", "Verde" e "Amarelo". Cada uma das palavras possui uma cor correspondente, por exemplo, a palavra "Azul" escrita a amarelo e a palavra "Amarelo" escrita a verde. O objetivo deste teste é dizer a cor de cada uma das palavras evitando ler a palavra propriamente dita. Ou seja, na palavra "Amarelo" escrita a verde, o indivíduo deve dizer "verde" e não "amarelo". Este exercício é muito estimulante, poi
Comentários
Postar um comentário