Brincadeiras para crianças a partir de 2 anos... (Férias)


Enfim as férias chegaram, e com ela temos mais tempo pra curtir a criançada! :)

Pensando nisso, decidimos selecionar algumas brincadeiras e atividades que estimulam os pequenos, trazendo alegria e prazer, e ao mesmo tempo ajudam no seu desenvolvimento global.

Quer conhecer?

Acompanhe nossos próximos posts cheio de INFORMAÇÕES! ;)


NÃO PODE CAIR NO MAR

Combine com seu filho que o chão da sala é o mar (ou mar de lama), e que vocês não podem cair nele.

Material: 


Almofadas, tapetinhos ou papéis para servirem de "ilhas"!

Aplicação:

Combine com seu filho que o chão da sala é o mar (ou mar de lama), e que vocês não podem cair nele. Espalhe algumas almofadas, tapetinhos ou papéis para servirem de "ilhas" para que vocês consigam passar de um lugar para o outro sem "molhar" o pé.

Objetivo:

É uma brincadeira divertida que colabora para o senso de equilíbrio e de consciência de espaço. Trabalha também a psicomotricidade!


UM PRA MIM, OUTRO PRA VOCÊ:


Você pode usar praticamente qualquer coisa para fazer essa brincadeira! 

Material: como giz de cera, cereais em forma de argola, bloquinhos, peças de jogo...

Aplicação:

Dê uma pilha dos objetos para seu filho e peça a ele que os distribua: "Um para mim, um para você", colocando-os em DOIS PRATOS ou CAIXAS.


Depois que ele já estiver craque, você pode acrescentar uma terceira pessoa (ou pode ser um bichinho ou boneco) para que a criança aprenda a dividir as coisas em TRÊS. 


Objetivo:

Crianças desta idade adoram se sentir no controle, e a brincadeira ajuda com o senso de solidariedade, de organização e também com o conceito de números e a resolução de problemas.



BASQUETE DENTRO DE CASA:



Além de ser divertida, essa brincadeira ajuda a desenvolver a coordenação entre os movimentos dos olhos e das mãos. Você pode também começar a marcar um placar, estimulando dessa forma a NOÇÃO DE QUANTIDADE.

Material:

Jornal velho ou papéis destinados à reciclagem, para fazer bolas!

Aplicação:

Faça as bolas e ensine o pequeno a fazê-las, assim você estará ajudando a trabalhar a coordenação motora dele, habilidade que quando bem trabalhada ajuda muito no processo de alfabetização.

Objetivo:

Faça uma competição para ver quem consegue lançar a bola mais longe. Quando o PEQUENO já estiver com prática, improvise um jogo de basquete: coloque uma caixa ou um cesto a cerca de um metro de distância e peça ao pequeno para tentar acertar.









Texto adaptado por Karla Carvalho.

Fonte: Baby center






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico