Termos usados na Psicopedagogia
O conhecimento de alguns termos é de fundamental importância
para profissionais da área de educação e saúde mental. Pensando nisso selecionamos
abaixo alguns termos para que possam servir de consulta. Não é nossa intenção
explanar sobre cada um deles, mas apresentar apenas um breve significado. Cabe
ao profissional buscar outras fontes para se aprofundar sobre causas, sintomas
e tratamentos.
· Aprendizagem - É o resultado da estimulação do ambiente
sobre o indivíduo já maturo, que se expressa diante de uma situação-problema,
sob a forma de uma mudança de comportamento em função da experiência.
· Agnosia - Etimologicamente, a falta de conhecimento.
Impossibilidade de obter informações através dos canais de recepção dos
sentidos embora o órgão do sentido não esteja afetado. Ex. a agnosia auditiva é
a incapacidade de reconhecer ou interpretar um som mesmo quando é ouvido. No
campo médico está associada com uma deficiência neurológica do sistema nervoso.
· Afasia - Perda da capacidade de usar ou compreender a
linguagem oral. Está usualmente associada com o traumatismo ou anormalidade do
sistema nervoso central. Utilizam-se várias classificações tais como afasia
expressiva e receptiva, congênita e adquirida.
· Agrafia - Impossibilidade de escrever e reproduzir os seus
pensamentos por escrito.
· Alexia - Perda da capacidade de leitura de letras
manuscritas ou impressas.
· Anamnese - Levantamento dos antecedentes de uma doença ou
de um paciente, incluindo seu passado desde o parto, nascimento, primeira
infância, bem como seus antecedentes hereditários.
· Anomia - Impossibilidade de designar ou lembrar-se de
palavras ou nome dos objetos.
· Anorexia - Perda ou diminuição do apetite.
· Anoxia - Diminuição da quantidade de oxigênio existente no
sangue.
· Apnéia - Paragem voluntária dos movimentos respiratórios:
retenção da respiração.
· Apraxia - Impossibilidade de resposta motora na realização
de movimento com uma finalidade. A pessoa não realiza os movimentos apesar de
conhecê-lo e não ter qualquer paralisia.
· Ataxia - Dificuldade de equilíbrio e de coordenação dos
movimentos voluntários.
· Autismo - Distúrbio emocional da criança caracterizada por
incomunicabilidade. A criança fecha-se sobre si mesma e desliga-se do real
impedindo de relacionar-se normalmente com as pessoas. Num diagnóstico
incorreto pode ser confundido com retardo mental, surdo-mudez, afasia e outras
síndromes.
· Bulimia - Fome exagerada de causa psicológica.
· Catarse - Efeito provocado pela conscientização de uma
lembrança fortemente emocional ou traumatizante até então reprimida.
· Catatonia - Síndrome complexa em que o indivíduo se mantém
numa dada posição ou continua sempre o mesmo gesto sem parar. Persistência de
atitudes corporais sem sinais de fadiga.
· Cinestesia - Impressão geral resultante de um conjunto de
sensações internas caracterizado essencialmente por bem-estar ou mal-estar.
· Complemento (Closure) - Capacidade de reconhecer o aspecto
global, especialmente quando uma ou mais partes do todo está ausente ou quando
a continuidade é interrompida por intervalos.
· Consciência fonológica - Denomina-se consciência
fonológica a habilidade metalinguística de tomada de consciência das
características formais da linguagem. Esta habilidade compreende dois níveis:1.
A consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas,
ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras; as palavras, em sílabas e as
sílabas, em fonemas.2. A consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em
diferentes palavras faladas (rima, por exemplo).
· Coordenação viso-motora - É a integração entre os
movimentos do corpo (globais e específicos) e a visão.
· Disartria - Dificuldade na articulação de palavras devido
a disfunções cerebrais.
· Discalculia - Dificuldade para a realização de operações
matemáticas usualmente ligadas a uma disfunção neurológica, lesão cerebral,
deficiência de estruturação espaço-temporal.
· Disgrafia - Escrita manual extremamente pobre ou
dificuldade de realização dos movimentos motores necessários à escrita. Esta
disfunção está muitas vezes ligada a disfunções neurológicas.
· Dislalia - É a omissão, substituição, distorção ou
acréscimo de sons na palavra falada.
· Dislexia - Dificuldade na aprendizagem da leitura, devido
a uma imaturidade nos processos auditivos, visuais e tatilcinestésicos
responsáveis pela apropriação da linguagem escrita.
· Disortografia - Dificuldade na expressão da linguagem
escrita, revelada por fraseologia incorretamente construída, normalmente
associada a atrasos na compreensão e na expressão da linguagem escrita.
· Disgnosia - Perturbação cerebral comportando uma má
percepção visual.
· Dismetria - Realização de movimentos de forma inadequada e
pouco econômica.
· Dispnéia - Dificuldade de respirar.
· DSM IV - É a classificação dos Transtornos mentais da
Associação Americana de Psiquiatria. Descreve as características dos
transtornos apresentando critérios diagnósticos. Ver o DSM IV no site
psiqueweb: http://gballone.sites.uol.com.br/
· Ecolalia - Imitação de palavras ou frases ditas por outra
pessoa, sem a compreensão do significado da palavra.
· Ecopraxia - Repetição de gestos e praxias.
· Enurese - Emissão involuntária de urina.
· Esfíncter - Músculo que rodeia um orifício natural. Em
psicanálise, na fase anal está ligado ao controle dos esfíncteres.
· Espaço-temporal - orientar-se no espaço é ver-se e ver as
coisas no espaço em relação a si próprio, é dirigir-se, é avaliar os movimentos
e adaptá-los no espaço. É a consciência da relação do corpo com o meio.
· Etiologia - Estudo das causas ou origens de uma condição
ou doença.
· Figura fundo - Capacidade de focar visivelmente ou
aditivamente um estímulo, isolando-o perceptivamente do envolvimento que o
integra. Ex. identificar alguém numa fotografia do grupo ou identificar o som
de um instrumento musical numa melodia.
· Gagueira ou tartamudez - distúrbio do fluxo e do ritmo
normal da fala que envolve bloqueios, hesitações, prolongamentos e repetições
de sons, sílabas, palavras ou frases. É acompanhada rapidamente por tensão
muscular, rápido piscar de olhos, irregularidades respiratórias e caretas.
Atinge mais homens que mulheres.
· Gnosia - Conhecimento, noção e função de um objeto.
Segundo Pieron toda a percepção é uma gnosia.
· Grafema - Símbolo da linguagem escrita que representa um
código oral da linguagem.
· Hipercinesia - Movimento e atividade motora constante e
excessiva. Também designada por hiperatividade.
· Hipocinesia - Ausência de uma quantidade normal de
movimentos. Quietude extrema.
· Impulsividade - Comportamento caracterizado pela ação de
acordo com o impulso, sem medir as conseqüências da ação. Atuação sem
equacionar os dados da situação.
· Lateralidade - Bem estabelecida - implica conhecimento dos
dois lados do corpo e a capacidade de os identificar como direita e esquerda.
· Linguagem interior - O processo de interiorizar e
organizar as experiências sem ser necessário o uso de símbolos lingüísticos.
Ex.: o processo que caracteriza o analfabeto que fala, mas não lê nem escreve.
· Linguagem tatibitate - É um distúrbio (e também de
fonação) em que se conserva voluntariamente a linguagem infantil. Geralmente
tem causa emocional e pode resultar em problemas psicológicos para a criança.
· Maturação - É o desenvolvimento das estruturas corporais,
neurológicas e orgânicas. Abrange padrões de comportamento resultantes da
atuação de algum mecanismo interno.
· Memória - Capacidade de reter ou armazenar experiências
anteriores. Também designada como "imagem" ou "lembrança".
· Memória cinestésica - É a capacidade da criança reter os
movimentos motores necessários à realização gráfica. À medida que a criança
entra em contato com o universo simbólico (leitura e escrita) vão ficando
retidos em sua memória os diferentes movimentos necessários para o traçado
gráfico das letras.
· Morfema - É a menor unidade gramatical. Na palavra
infelicidade encontramos três elementos menores cada um chamado de morfema: in
(prefixo), felic (radical), idade (sufixo). Os morfemas são utilizados para
construir outras palavras: o prefixo in é utilizado em outras palavras como
invariável, invejável, inviável, por exemplo.
· Mudez - É a incapacidade de articular palavras, geralmente
decorrente de transtornos do sistema nervoso central, atingindo a formulação e
a coordenação das idéias e impedindo a sua transmissão em forma de comunicação
verbal. Em boa parte dos casos o mutismo decorre de problemas na audição. Os
fatores emocionais e psicológicos também estão presentes em algumas formas de
mudez. Na mudez eletiva a criança fica muda com determinadas pessoas ou em
determinadas situações e em outras não.
· Paratonia - É a persistência de uma certa rigidez
muscular, que pode aparecer nas quatro extremidades do corpo ou somente em
duas. Quando a criamnça caminha ou corre, os braços e as pernas se movimentam
mal e rigidamente.
· Percepção - processo de organização e interpretação dos
dados que são obtidos através dos sentido.
a) Percepção da posição - do tamanho e do movimento de um
objeto em relação ao observador.
b) Percepção das relações espaciais - das posições a dois ou
mais objetos.
c) Consistência perceptiva - capacidade de precisão
perceptiva das propriedade invariantes dos objetos como, por exemplo: forma,
posição, tamanho etc.
d) Desordem perceptiva - Distúrbio na conscientização dos
objetos, suas relações ou qualidade envolvendo a interpretação da estimulação
sensorial.
e) Deficiência perceptiva - Distúrbio na aprendizagem,
devido a um distúrbio na percepção dos estímulos sensoriais.
f) Perceptivo-motor - Interação dos vários canais da
percepção como da atividade motora. Os canais perceptivos incluem: o visual, o
auditivo, o olfativo e o cinestésico.
g) Percepção visual - Identificação, organização e
interpretação dos dados sensoriais captados pela visão.
h) Percepção social - Capacidade de interpretação de
estímulos do envolvimento social e de relacionar tais interpretações com a
situação social.
· Preservação - Tendência de continuar uma atividade
ininterruptamente; manifesta-se pela incapacidade de modificar, de parar ou de
inibir uma dada atividade, mesmo depois do estímulo causador ter sido
suprimido.
· Problemas de aprendizagem - São situações difíceis
enfrentadas pela criança com um desvio do quadro normal mas com expectativa de
aprendizagem a longo prazo (alunos multirrepetentes).
· Praxia - Movimento intencional, organizado, tendo em vista
a obtenção de um fim ou de um resultado determinado.
· Rinolalia - Caracteriza-se por uma ressonância nasal maior
ou menor que a do padrão correto da fala. Pode ser causada por problemas nas
vias nasais, vegetação adenóide, lábio leporino ou fissura palatina.
· Ritmo - Habilidade importante, pois dá à criança a noção
de duração e sucessão, no que diz respeito à percepção dos sons no tempo. A
falta de habilidade rítmica pode causar uma leitura lenta, silabada, com
pontuação e entonação inadequadas.
· Sincinesia - É a participação de músculos em movimentos
aos quais eles não são necessários. Ex.: coloca-se um objeto numa mão da criança
e pede-se que ela aperte, a outra mão também se fechará ao mesmo tempo. Ficar
sobre um só pé, para ela é impossível. Há descontinuidade nos gestos,
imprecisão de movimentos nos braços e pernas, os movimentos finos dos dedos não
são realizados e, num dado ritmo, não podem ser reproduzidos através de atos
coordenados, nem por imitação.
· Sintaxe - Parte da gramática que estuda a disposição das
palavras na frase e a das frases no discurso , bem como a relação lógica das
frases entre si e a correta construção gramatical ; construção gramatical
(Dicionário Aurélio)
· Sinergia - Atuação coordenada ou harmoniosa de sistemas ou
de estruturas neurológicas de comportamento.
· Somestésico - Relativo à sensibilidade do corpo.
Bibliografia:
FONSECA, Vitor - Escola. Quem és tu? Porto Alegre: Artes
Médicas, 1993.
ASSUNÇÃO, Elisabete da. COELHO, Maria Teresa. Problemas de
aprendizagem. São Paulo, SP: Editora Ática, 2002.
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