TRATAMENTO (intervenção)

   A partir deste ponto pode-se construir um programa de trabalho para superação das causas e, consequentemente, do sintoma.
   E claro que nada é estanque e cristalizado. Deve-se ter em mente que o conhecimento que o psicopedagogo terá durante o trabalho será ampliado, refinado, e o programa estabelecido poderá então ser revisto, aperfeiçoado.
   Cabe aqui, entretanto, algumas considerações importantes.
   A necessidade de uma nova entrevista com os pais do paciente para torná-los cientes dos resultados encontrados e para o estabelecimento das regras do trabalho terapêutico. Trata-se da entrevista devolutiva e do contrato de tratamento.
   Em relação a devolutiva deve-se ter claro que o a ser considerado será o paciente. Numa linguagem adequada ele deverá tomar conhecimento da proposta de trabalho oferecida pelo terapeuta, do tempo previsto para esse trabalho, dos dias e horários possíveis de atendimento. Essa conversa poderá ser realizada ao final do diagnóstico, de maneira clara, breve, sem explicações desnecessárias, mas tendo-se o cuidado de incluir o paciente nas decisões possíveis. Este deverá ser informado, inclusive, das entrevistas com pais e professores e de seu objetivo, tornando-o participante de todo o processo, de modo simples, rotineiro e discreto.

ALTA

   O processo de alta deverá ser cuidadosamente planejado à partir do momento em que houver consenso entre psicopedagogo, escola, família e paciente de que este último já apresenta condições de resolver sozinho suas questões cognitivas e emocionais. Isso não significa que todas as causas tenham sido sanadas e os sintomas desaparecido, mas que o paciente, único que pode resolver essas questões, já encontrou o caminho e está suficientemente fortalecido para superar suas dificuldades.


Este conteúdo faz parte do site www.psicopedagogavaleria.com.br, mais informações acesse!
Curso de diagnóstico psicopedagógico clínico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico