APOSTILA DE PSICODRAMA

EMENTA: O Psicodrama vem ao longo de sua história se tornando uma prática constante dentro das mais diversas instituições. Portanto suas técnicas devem ser um instrumento de apoio pedagógico e psicopedagogico, podendo assim auxiliar na compreensão e no desenvolvimento das relações humanas. As atividades desenvolvidas pelo próprio grupo, são vivencias que fazem parte do processo de formação e auto conhecimento do psicopedagogo.

OBJETIVOS: Subsidiar o psicopedagogo com a fundamentação teórica e prática do Psicodrama Pedagógico, para que este seja um instrumento de apoio em sua atuação; assim como também no auxilio do seu auto conhecimento.
Explorar as múltiplas possibilidades de ação que oferece o psicodrama pedagógico;
Identificar a funcionalidade e técnicas básicas do Psicodrama e suas possibilidades de uso no campo pedagógico e psicopedagógico;
Exercer os papéis de diretor, ego auxiliar, protagonista e auditório na ação psicodramática;
Possibilitar aos profissionais o exercício do reconhecimento das tramas vivenciais oriundas da vida cotidiana, desde o seio familiar, carregado de afetos e conflitos, até os ambientes institucionais com seus papeis e valores.
Garantir a esses profissionais como descobrir os caminhos da leitura sócio-psicodramática nos contextos específicos das instituições.
CONTEÚDOS:
  • Histórico do Psicodrama
  • A visão Moreniana de homem: o homem como agente espontâneo; espontaneidade e criatividade; o fator tele; tele e empatia.
  • Teoria Socionômica: Sociodinâmica, Sociometria, Sociatra.
  • Teoria dos papéis: A origen dos papéis na Matriz de Identidade; Papéis psicossomáticos no psicodrama; Papeis psicodramáticos no psicodrama.
  • Teoria da ação: Ação no psicodrama: dramatização; Técnicas psicodramáticas básicas: Duplo, espelho, inversão de papéis; Jornal dramatizado.
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