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Dicas de livros...

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VAMOS JOGAR?

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Jogo de Boliche com Garrafa Pet Material necessário - 06 garrafas Pet vazias - 06 carinhas de bichinhos ou palhaço - 01 frasco de Primer para Pet - Tinta acrílica em diversas cores - Fita crepe Modo de Fazer - Retire o rótulo das garrafas e limpe bem. Alguns rótulos são fixados com cola, para  remover a cola utilize acetona. - Pinte uma primeira camada com o primer para pet. Se o primer for à base de água, será  necessário passar outra camada, se for à base de solvente, uma camada basta. -Pinte toda a garrafa com tinta acrílica branca, deixe secar por mais ou menos 1 hora.  - Para que as listras fiquem bem certinhas, utilize a fita crepe isolando as partes que ficaram  com a cor do fundo. Certifique-se que a fita fique bem colada a garrafa, pois senão a tinta  pode passar pelas frestas e borrar a pintura. Espere secar e retire as fitas. - Com a cola quente, fixe as carinhas na tampa da garrafa.

A HORA DO JOGO

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Dicas...   Hoje vou postar algumas dicas de jogos, alguns feito com garrafas pet! Uma forma de reciclar e falar sobre sustentabilidade, dá também para colocar no consultório! Jogo do equilíbrio com garrafa PET reciclada Estimula a concentração e a observação. Materiais - Garrafa pet (2 litros) - Espetinhos de madeira ou canudinhos feitos com jornal enrolado e fita adesiva. - Tinta plástica (as cores que você quizer) - Bolinhas de papel enroladas em fita adesiva ou  pedras de até 1,5cm  (ou bolas de gude pequenas) - Tesoura - Ferro de soldar ou prego quente (atenção!, um adulto deve ajudar com estes matriais) Como Fazer: 1. No pé da garrafa recorte uma porta, por elas deverão sair as bolinhas. 2. Peça para um adulto fazer vários buracos com um ferro de solda ou um prego quente. Os furos devem começar 13 centímetros abaixo do bico da garrafa e acabar na medida de 21 cm abaixo do bico da garrafa, devem ter tamanho suficiente para colocar as var...

Transtorno ou distúrbio de aprendizagem

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No Transtorno de aprendizagem, há a presença de uma disfunção neurológica, que pode envolver imaturidade,lesões específicas do cérebro, fatores hereditários e ou disfunções químicas. Devido à forma irregular que as habilidades mentais se desenvolvem, aparecem discrepâncias marcantes entre a capacidade e a execução nas tarefas acadêmicas. São características marcantes dos Distúrbios de Aprendizagem: Início do comportamento ou atraso sempre na infância; O transtorno está sempre ligado à maturação biológica do sistema nervoso central; Curso estável; As funções afetadas incluem geralmente a linguagem, habilidades viso-espaciais e/ou condições motora; Há uma história familiar de transtornos similares e fatores genéticos têm importância na etiologia (conjunto de possíveis causas) em muitos casos. Segundo estimativas da Organização Psiquiátrica Americana, a prevalência dos Transtornos da Aprendizagem, variam entre 2 a 10% na população, dependendo da n...
MODALIDADE DE APRENDIZAGEM Para compreendermos as modalidades de aprendizagem, precisamos entender os conceitos de ESQUEMAS, ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO por Piaget. ESQUEMAS: São estruturas mentais ou cognitivas, padrões de comportamento ou pensamento onde o sujeito intelectualmente se adapta e organiza o meio. Estes esquemas são tratados como conjunto de processos dentro do sistema nervoso. Os esquemas mudam continuamente ou seja tornam-se mais refinados. Uma criança, quando nasce, apresenta poucos esquemas (sendo de natureza reflexa), e à medida que se desenvolve, seus esquemas tornam-se generalizados, mais diferenciados e mais numerosos. NITZKE et alli (1997a) escreve que os esquemas cognitivos do adulto são derivados dos esquemas sensório-motores da criança. De fato, um adulto, por exemplo, possui um vasto arranjo de esquemas comparativamente complexos que permitem um grande número de diferenciações. Os esquemas são usados para processar e identificar a entrada de estímulo...
Atenção educadores,      Em breve o blog psicopedagogia on line para todos, estará sorteando cursos on line, brindes e livros. Para participar da promoção é necessário a sua participação, seguindo o blog e comentando os posts! Vamos trocar conhecimentos e ganhar brindes!! =)
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http://www.cursos24horas.com.br/cursos/disturbios-de-aprendizagem/ Curso de Distúrbios de Aprendizagem         APENAS R$45 ,00 Sem mensalidades Saiba como Identificar, Lidar e Tratar Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem. 60 horas • Início imediato Quando alguém apresenta dificuldades para ler, escrever, se concentrar e/ou aprender, suas oportunidades de sucesso na escola e na vida são diminuídas. É comum que essas dificuldades sejam associadas a uma menor capacidade intelectual, porém o problema real pode ser algum  Distúrbio de Aprendizagem . Os  D istúrbios  de Aprendizagem  podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta, eles geram dificuldades que são percebidas na escola e na vida das pessoas portadoras desses distúrbios. Neste curso você conhecerá as  Dificuldades e os Distúrbios de Aprendizagem , aprenderá suas causas, como detectá-los e tratá-los, além de conhecer qual d...
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O blog   PSICOPEDAGOGIAONLINEPARATODOS  afiliou-se ao site cursos 24 horas! O site de cursos que esta bombando na internet, veja abaixo as 10 vantagens de você aderir os cursos 24 horas e começar a estudar!! Faça você a diferença!! Educação a Distância - 10 Motivos para Estudar Rápido e Prático Fazer Cursos Online é uma forma  rápida  e  prática  de  aprender . É possível iniciar um curso em qualquer dia, não é necessário apresentar documentos ou participar de processos burocráticos para iniciar as aulas. Valores Acessíveis Nossos cursos variam entre R$ 20,00 e R$ 60,00. Um treinamento parecido em outras instituições pode custar mais de R$ 500,00. Nossa eficiência e alto volume de alunos possibilitam oferecer cursos de  alta qualidade  por valores reduzidos. Além disso, não há nenhuma cobrança de mensalidade em nossos cursos, eles são pagos uma única vez. Flexibilidade O processo é  totalmente flexível : Flexibili...
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Dificuldades de aprendizagem
TRATAMENTO (intervenção)    A partir deste ponto pode-se construir um programa de trabalho para superação das causas e, consequentemente, do sintoma.    E claro que nada é estanque e cristalizado. Deve-se ter em mente que o conhecimento que o psicopedagogo terá durante o trabalho será ampliado, refinado, e o programa estabelecido poderá então ser revisto, aperfeiçoado.    Cabe aqui, entretanto, algumas considerações importantes.    A necessidade de uma nova entrevista com os pais do paciente para torná-los cientes dos resultados encontrados e para o estabelecimento das regras do trabalho terapêutico. Trata-se da entrevista devolutiva e do contrato de tratamento.    Em relação a devolutiva deve-se ter claro que o a ser considerado será o paciente. Numa linguagem adequada ele deverá tomar conhecimento da proposta de trabalho oferecida pelo terapeuta, do tempo previsto para esse trabalho, dos dias e horários possíveis de atendi...
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O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO     O diagnóstico psicopedagógico não implica apenas na aplicação e uso de provas e testes, mas exige outras medidas e técnicas de avaliação, além de trabalho de investigação, análise e síntese de dados úteis para o estado e a orientação de cada caso.     Assim, o psicopedagogo deve preocupar-se em aperfeiçoar as técnicas de diagnóstico, procedendo a investigação sistemática do meio sócio econômico, do ambiente familiar, do nível de adaptação e de aproveitamento escolar do aluno, além das suas características pessoais como, aptidões e capacidades específicas.     Define-se o momento do diagnóstico como uma etapa fundamental no trabalho psicopedagógico cuja importância está muito mais relacionada ao psicopedagogo do que ao paciente. Pode-se dizer que o diagnóstico serve ao psicopedagogo e a ninguém mais, pois ele dará segurança ao planejamento e atuação do terapeuta. Mais informações acesse: www.psicopedagogavale...
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ATENÇÃO A TODOS PSICOPEDAGOGAS(OS) VAMOS ASSINAR ESTE DOCUMENTO É FÁCIL E RÁPIDO ACESSE  http://www.abpp.com.br/abaixo-assinado_lei_psicopedagogia.asp
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TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO CLÍNICO Para evitar questões persecutórias e favorecer a formação do vínculo terapeuta/paciente, o primeiro encontro com a criança e/ou adolescente deve ser permeado de confiança e respeito. Pergunta-se à criança se ela sabe por que irá freqüentar um psicopedagogo, esclarece-se o trabalho que será realizado e respondem-se as perguntas que forem feitas. Segundo Bossa (1999, pp. 33-5), o psicopedagogo clínico deverá sempre: • Conversar com a criança para auxiliá-la na compreensão e elaboração das suas dificuldades. • Brincar, pois brincando também se aprende muita coisa sobre o funcionamento da vida, além de desenvolver a criatividade e a capacidade simbólica. • Jogar, pois assim a criança aprende a aceitar regras, além de desenvolver o raciocínio, a atenção e a concentração. E também percebe que, em diferentes situações, há ganhos e a perdas. • Ler para a criança a fim de que ela possa conhecer e saber muitas coisas sobre a vida e o...
Breve histórico da Psicopedagogia Por: Simaia Sampaio Os primeiros Centros Psicopedagógicos foram fundados na Europa, em 1946, por J Boutonier e George Mauco, com direção médica e pedagógica. Estes Centros uniam conhecimentos da área de Psicologia, Psicanálise e Pedagogia, onde tentavam readaptar crianças com comportamentos socialmente inadequados na escola ou no lar e atender crianças com dificuldades de aprendizagem apesar de serem inteligentes (MERY apud BOSSA, 2000, p. 39). Na literatura francesa – que, como vimos, influencia as idéias sobre psicopedagogia na Argentina (a qual, por sua vez, influencia a práxis brasileira) – encontra-se, entre outros, os trabalhos de Janine Mery, a psicopedagoga francesa que apresenta algumas considerações sobre o termo psicopedagogia e sobre a origem dessas idéias na Europa, e os trabalhos de George Mauco, fundador do primeiro centro médico psicopedagógico na França,..., onde se percebeu as primeiras tentativas de articulação entre M...
Dicas...         Para que um trabalho psicopedagógico tenha sucesso, o profissional deverá considerar as seguintes dimensões: orgânica, cognitiva, emocional, social e pedagógica do indivíduo. Se em alguma destas dimensões houver defasagem, haverá também o fracasso escolar. A intervenção do psicopedagogo pode se dar tanto institucionalmente, com caráter preventivo, quanto na clínica, com caráter terapêutico.
Dicas... O Código de Ética a define da seguinte forma: “A Psicopedagogia tem por definição o trabalho com a aprendizagem,com o conhecimento, sua aquisição, desenvolvimento e distorções.Realiza este trabalho através de processos e estratégias que levam em conta a individualidade do aprendente. É uma práxis, portanto, comprometida com a melhoria das condições de aprendizagem”.
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O QUE É PSICOPEDAGOGIA?     A psicopedagogia é um campo do conhecimento que se enquadra nas áreas da educação e da saúde e tem como objeto de estudo a aprendizagem humana e seus padrões evolutivos normais e patológicos.    É um campo de estudo que se utiliza dos conhecimentos da psicologia e da pedagogia, além dos conhecimentos oferecidos por outras áreas, tais como a psicanálise, a medicina, a lingüística, a semiótica, a neuropsicologia, a psicofisiologia, a filosofia humanista-existencial.